Cuidar de quem educa. Essa também tem sido uma finalidade da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE). Por isso, esta semana a Divisão de Qualidade de Vida e Bem-Estar da pasta está em Feijó, onde é realizada a oficina “Circuito bem-estar: cuidado e valorização do servidor”.
Entre as escolas contempladas com as ações estão a Raimundo Augusto de Araújo, a Nanzio Magalhães, a Imaculada Conceição, a Francisco Nunes Leitão, a Vicente Celso Brandão e a José Gurgel Rabelo.
A chefe da divisão, Jaqueline Guimarães, lembra que o setor levou aos profissionais das escolas uma programação inteiramente voltada para o alívio do estresse diário e o fortalecimento da saúde mental e física de quem executa a educação no estado.
“Trata-se de um projeto-piloto e essa ação da SEE tem sido marcada por um momento especial de cuidado, de renovação e também de atenção à saúde dos nossos servidores, que puderam desfrutar de uma série de práticas interativas”, explicou Jaqueline.
Entre os serviços oferecidos está a auriculoterapia, técnica que utiliza estímulos na orelha para harmonizar o corpo e é ideal para reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono.
Outra atividade importante desenvolvida foi a quick massage, uma massagem rápida focada nas regiões do pescoço, ombros e costas, perfeita para aliviar a tensão muscular. Além disso, houve ainda o atendimento psicológico, um espaço de escuta, acolhimento e orientação focado na saúde mental e no equilíbrio emocional.
Também foi aplicada a ventosaterapia, um tratamento que ativa a circulação sanguínea, oxigena os tecidos e elimina as dores provocadas pela postura e pelo cansaço. “Cuidar de quem educa é fundamental para construirmos uma comunidade escolar”, enfatizou a chefe da divisão.
“Dias melhores começaram a chegar em nossas vidas e estamos muito felizes e agradecidos por esse olhar. Como educadora, recebo essa acolhida, esse cuidado tão importante. Por isso, agradecemos à SEE pela iniciativa incrível, e a todos os servidores que reservaram um momento do seu dia para cuidar de si mesmos”, declarou Eline Nascimento Leite, da Escola Nanzio Magalhães.


