NOTÍCIAS

Encontro regional fortalece gestão da qualidade da Vigilância Sanitária e prepara Acre para padrão nacional

Em apoio a um sistema de vigilância sanitária mais moderno, eficiente e preparado para proteger a saúde da população, o Acre sediou, nesta terça-feira, 23, no Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco, o Encontro Regional do Programa de Fortalecimento das Ações de Vigilância Sanitária, com foco na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

Encontro foi realizado nesta terça-feira, em Rio Branco. Foto: cedida

A iniciativa integra uma estratégia nacional coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz desde 2015, voltada ao aprimoramento da gestão, da eficiência dos processos e da qualidade dos serviços prestados pelas vigilâncias sanitárias em todo o país, promovendo maior integração entre União, Estados e Municípios, a padronização dos processos e a ampliação da capacidade de resposta às demandas da sociedade.

O encontro reuniu representantes da Vigilância Sanitária do Estado e dos Municípios, bem como da Anvisa e do Hospital Alemão, para alinhar diretrizes, compartilhar experiências e fortalecer a adoção de práticas de gestão capazes de tornar as ações de vigilância mais eficientes, padronizadas e transparentes para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

João Carlos Guimarães ressaltou a importância da implantação do Sistema de Gestão da Qualidade para a Vigilância Sanitária do Acre. Foto: Miguel Correia/Sesacre

O responsável pelo Grupo de Gestão da Qualidade da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), João Carlos Guimarães, destacou: “A longo prazo, o objetivo é preparar as vigilâncias sanitárias para alcançar uma certificação baseada na ISO 9001, elevando ainda mais o padrão de qualidade dos serviços prestados”.

Segundo Guimarães, a programação regional servirá de base para a participação do Acre no encontro nacional da iniciativa, que será realizado em Brasília (DF), nos dias 30 de junho e 1º de julho, reunindo representantes de todo o país para apresentar os avanços alcançados e discutir os próximos passos da implementação do programa.

Raoni Rodrigues: “O principal beneficiado é o cidadão, que passa a contar com produtos, serviços e ambientes mais seguros”. Foto: Miguel Correia/Sesacre

Representando a Anvisa, o assessor-chefe da Assessoria do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, Raoni Rodrigues, destacou que o objetivo da missão é “fortalecer a capacidade das vigilâncias sanitárias estaduais e municipais para estruturar seus sistemas de gestão da qualidade, desenvolvendo processos mais consistentes, transparentes e previsíveis, e tornando a atuação da Vigilância Sanitária cada vez mais efetiva na proteção da saúde da população”.

Luiza Martins apresentou as ações desenvolvidas pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz em parceria com a Anvisa. Foto: Miguel Correia/Sesacre

A analista de qualidade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Luiza Martins, ressaltou que o trabalho desenvolvido com os estados busca consolidar uma gestão orientada pela melhoria contínua: “Estamos fortalecendo esse processo no Acre, assim como em outros estados brasileiros, contribuindo para que as equipes desenvolvam processos cada vez mais organizados, eficientes e alinhados às melhores práticas de gestão”.

Autor

Paiva Fernando
Editor chefe de vários jornais online O jornalista mais lido na Blasting News Mais de 150 milhões de leitores