Com o objetivo de ampliar o acesso dos consumidores à renegociação de débitos e combater o superendividamento, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon) iniciou nesta segunda-feira, 22, o 1º Feirão de Renegociação de Dívidas, realizado no auditório da OCA, em Rio Branco. A ação segue até quinta-feira, 25, das 7h30 às 13h30, com atendimento ampliado e a participação direta de instituições parceiras, permitindo negociações mais rápidas e condições especiais para regularização de débitos.
O feirão integra o mutirão de renegociação de dívidas promovido pelo Procon durante todo o mês de junho e é aberto a todos os consumidores. Nesta edição, entretanto, a iniciativa dedica atenção especial à população idosa, público que frequentemente enfrenta maior vulnerabilidade diante de golpes financeiros, ofertas excessivas de crédito e situações que comprometem a renda familiar.
A ação conta com o apoio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), da Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil), do Banco Central, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), dos órgãos e entidades que compõem o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor (Sisdecon), além de diversas instituições parceiras que aderiram à mobilização nacional de enfrentamento ao superendividamento.
Durante os quatro dias de evento, os consumidores poderão negociar diretamente com representantes do Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica Federal, Saerb e Energisa, facilitando a análise das dívidas e a formalização de acordos no próprio local.
O chefe do Setor de Superendividamento do Procon, Felipe Assef, destacou a importância da iniciativa para ampliar o acesso da população às negociações.
“O feirão reúne, em um único espaço, instituições credoras e equipes de orientação, tornando o processo mais acessível e eficiente. Para a população idosa, essa ação representa uma importante oportunidade de regularizar sua situação financeira com segurança, orientação adequada e condições facilitadas de negociação”, enfatizou.
A presidente do Procon, Alana Albuquerque, ressalta que “O Feirão de Renegociação de Dívidas é uma oportunidade para que os consumidores regularizem sua situação financeira com mais facilidade e segurança. Nossa prioridade é aproximar a população das instituições parceiras e garantir condições que favoreçam a retomada do equilíbrio financeiro, especialmente para os idosos, que recebem atenção especial nesta edição”, afirma.
O secretário Nacional do Consumidor, Ricardo Morishita, destacou a importância das iniciativas desenvolvidas pelos Procons estaduais para ampliar o acesso da população à renegociação responsável de dívidas.
“A prevenção e o enfrentamento ao superendividamento constituem uma das prioridades da política nacional de defesa do consumidor. A realização de feirões de renegociação fortalece a cidadania financeira, promove a inclusão econômica e assegura que consumidores, especialmente aqueles em situação de maior vulnerabilidade, possam reorganizar sua vida financeira com orientação adequada, transparência e respeito à sua dignidade. A Senacon apoia e parabeniza o Procon pela ação, e por aproximar os cidadãos de soluções concretas para a recuperação do equilíbrio financeiro”, afirmou.
Atenção especial à população idosa
Além de promover a educação financeira e estimular a resolução consensual de conflitos, o feirão busca garantir proteção adicional às pessoas idosas, que muitas vezes são alvo de práticas abusivas de crédito e fraudes financeiras. O atendimento especializado permitirá uma análise individualizada da situação financeira de cada consumidor, possibilitando orientações e encaminhamentos adequados para a renegociação das dívidas.
Entenda a diferença entre o Feirão e o Programa Desenrola Brasil
Embora ambos tenham como objetivo auxiliar consumidores endividados, o Feirão de Negociação de Dívidas promovido pelo Procon e o Programa Desenrola Brasil possuem características distintas. O feirão é uma ação presencial que reúne instituições credoras e órgãos de defesa do consumidor em um mesmo espaço, permitindo que os participantes recebam orientação técnica e realizem negociações imediatas e personalizadas, de acordo com sua situação financeira. A iniciativa contempla diferentes tipos de débitos e busca facilitar o diálogo direto entre consumidores e empresas, ampliando as possibilidades de acordo.
Já o Programa Desenrola Brasil é uma iniciativa do governo federal voltada à renegociação de dívidas dentro de critérios específicos de participação e enquadramento. As condições oferecidas dependem das regras estabelecidas pelo programa e das instituições participantes, sendo direcionadas a determinadas categorias de débitos.
Durante o feirão, os consumidores poderão verificar junto às equipes de atendimento se suas dívidas se enquadram nos critérios do Desenrola Brasil ou se há outras modalidades de negociação disponíveis. Para participar, basta comparecer ao auditório da OCA portando documentos pessoais, como RG e CPF, além de comprovantes relacionados às dívidas que deseja renegociar. O atendimento é gratuito.


