Sena Madureira

Governo promove audiência pública sobre regularização fundiária em Cruzeiro do Sul

“Para mim é um motivo de alegria, porque, se fosse depender de mim, devido às minhas condições financeiras, eu não conseguiria. É um privilégio receber essa oportunidade de ter o meu título definitivo, é um presente do Estado e da Prefeitura”, afirmou Maria do Nascimento, moradora do bairro Cohab, em Cruzeiro do Sul, e futura beneficiária do programa Título na Mão, iniciativa do governo do Acre, por meio da Secretaria de Habitação e Urbanismo (Sehurb), em parceria local com a prefeitura e o cartório da cidade.

“Se fosse depender de mim, eu não conseguiria”, disse Maria do Nascimento. Foto: Marcos Santos/Secom

Maria participou na tarde de quarta-feira, 4, da audiência pública sobre a regularização de áreas urbanas na região do Juruá, envolvendo também os bairros Saboeiro, Cruzeirinho, Manoel Terças, Remanso e Nossa Senhora das Graças. O benefício será destinado a cerca de 3.500 famílias.

Moradores dos bairros contemplados compareceram à audiência. Foto: Marcos Santos/Secom

Durante o evento, foram apresentados dados sobre a área a ser regularizada, como localização e estimativa de famílias beneficiadas. Além disso, foi detalhado o processo técnico e jurídico envolvido na regularização, incluindo etapas como levantamento topográfico, diagnóstico urbanístico e ambiental, além da emissão dos títulos de propriedade.

A base legal para a ação foi a Lei Federal nº 13.465/2017, que orienta os procedimentos de regularização fundiária no Brasil. Em Cruzeiro do Sul, o processo se iniciou por meio da assinatura do Termo de Cooperação Técnica 001/2025, firmado entre a Sehurb e a Prefeitura Municipal.

Programa Título na Mão

Em seu discurso, o titular da Sehurb, Egleuson Santiago, destacou a relevância do programa: “Primeiramente quero agradecer ao governador Gladson Camelí, que determinou que estivéssemos em todos os municípios. Esses títulos, de fato, garantirão a propriedade, a valorização e a segurança jurídica da terra desses cidadãos e serão entregues a eles em torno de 120 dias”.

“Vamos beneficiar cerca de 3.500 famílias com esse título definitivo”, destacou Santiago. Foto: Marcos Santos/Secom

Representando a Prefeitura, Ney Williams Mazzaro, chefe da Casa Civil, ressaltou a parceria com o Estado. “O prefeito Zequinha Lima fica muito agradecido por ter formalizado essa parceria com o governo do Estado, para que, juntos, possamos titular esses bairros”, disse.

“Estamos dando dignidade aos nossos munícipes”, enfatizou chefe da Casa Civi, Ney Williams Mazzaro. Foto: Marcos Santos/Secom

Mazzaro enfatizou ainda que a regulação fundiária é essencial para a população, que adquire, de fato, direito sobre sua propriedade: “Para nós, do Município, é sempre muito importante fazer esse trabalho de titulação, porque estamos dando dignidade aos nossos munícipes, fazendo com que possam ter maior facilidade para negociar e melhorar a condição de suas residências”.

Entre os os benefícios técnicos regularização fundiária, destacam-se a segurança jurídica obtida com a posse do terreno, a valorização imobiliária e o acesso a financiamento e infraestrutura em instituições financeiras, além de contribuir, moralmente, para o sentimento de pertencimento e inclusão social dos comunitários.

The post Governo promove audiência pública sobre regularização fundiária em Cruzeiro do Sul appeared first on Noticias do Acre.

Autor

Paiva Fernando
Editor chefe de vários jornais online O jornalista mais lido na Blasting News Mais de 150 milhões de leitores