Sena Madureira

Em fórum nacional, Acre participa de debate sobre transferências de recursos da União

O governo do Acre participa do 10º Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União, que teve início nesta terça-feira, 3, e prossegue até quinta, 5, em Brasília (DF). Promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o evento reúne mais de três mil gestores de todo o país, para discutir soluções inovadoras na gestão de recursos federais. A programação conta com painéis, oficinas e palestras voltadas à capacitação de servidores e ao intercâmbio entre União, estados e municípios.

Servidores do governo do Acre participam de fórum nacional sobre transferências federais, em Brasília. Foto: Priscila Ribeiro/Repac

A delegação acreana, composta por representantes das secretarias de Estado de Planejamento (Seplan), de Governo (Segov), de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), de Obras Públicas (Seop), de Agricultura (Seagri) e de Educação (SEE), bem como da Representação do Governo em Brasília (Repac), da Polícia Militar (PMAC), do Serviço de Água e Esgoto (Saneacre), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), além da Defensoria Pública e do Ministério Público, busca fortalecer a gestão pública por meio da troca de experiências e da adoção de boas práticas na aplicação de recursos federais.

Alexandre Tostes, diretor de Captação e Monitoramento de Recursos da Seplan e coordenador da Rede de Parcerias no Acre ressalta a importância do evento para a administração pública. “Para um estado como o nosso, que depende fortemente de recursos federais, participar de um evento como este é fundamental”, destaca.

O gestor relata que, atualmente, o governo do Acre tem mais de 300 convênios em execução, e encontros dessa natureza são importantes para compreender melhor os processos, identificar soluções para impasses e aprimorar a gestão: “Com o apoio da Rede de Parcerias, conseguimos mais agilidade, já que o contato direto com os ministérios encurta o tempo de resposta e facilita a resolução de demandas”.

Alexandre Tostes é diretor de Captação e Monitoramento de Recursos da Seplan e coordenador da Rede de Parcerias do Acre. Foto: Priscila Ribeiro/Repac

Tostes explica ainda que o principal desafio atualmente é destravar as transferências especiais, conhecidas como “emendas pix”. Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que impôs regras de transparência e rastreabilidade a esse tipo de repasse, muitos recursos acabaram bloqueados.

“Estamos enfrentando dificuldades para executar contratos que, anteriormente, não exigiam normativas específicas, mesmo o Estado do Acre tendo apresentado todas as emendas dentro do prazo e cumprido integralmente as exigências do Supremo. Foi pactuado que, em até 30 dias, os recursos seriam liberados, mas até agora não obtivemos a aprovação de todos. Esse é o grande entrave no momento”, afirma.

O diretor executivo da Repac, Samuel Lisboa, aponta o valor estratégico da capacitação para o órgão: “A Repac tem atuado de forma incansável na construção de pontes com as secretarias estaduais. Temos alcançado avanços significativos na liberação de verbas federais junto aos ministérios, e não tenho dúvida de que, até o fim do ano, vamos ampliar ainda mais essa captação, garantindo mais entregas e melhorias concretas para o povo acreano”.

Diretor executivo da Repac, Samuel Lisboa aponta avanços do governo do Acre na captação de recursos federais. Foto: Priscila Ribeiro/Repac

A chefe da Divisão de Convênios da Secretaria de Agricultura (Seagri), Pâmela Silva, frisa a necessidade de participar do encontro, já que a pasta é a terceira com maior número de emendas parlamentares e convênios a serem executados. “Este evento nos proporciona a oportunidade de dialogar com outros gestores, trocar experiências e levar esse conhecimento de volta ao nosso estado. Com isso, conseguimos fortalecer a economia local, ampliar parcerias com organizações da sociedade civil e também com a própria administração pública”, detalha.

Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União conta com painéis, oficinas e palestras voltadas à capacitação de servidores. Foto: Priscila Ribeiro/Repac

Ao lado de gestores, técnicos e especialistas em transferências públicas de outras unidades federativas, a presença ativa do Acre no evento reforça o compromisso do governo estadual com a melhoria contínua da gestão pública e com o uso eficiente dos repasses federais, visando beneficiar diretamente a população por meio de políticas públicas mais eficazes e parcerias fortalecidas.

The post Em fórum nacional, Acre participa de debate sobre transferências de recursos da União appeared first on Noticias do Acre.

Autor

Paiva Fernando
Editor chefe de vários jornais online O jornalista mais lido na Blasting News Mais de 150 milhões de leitores