NOTÍCIAS

Policiais especialistas em cães ministram treinamento de autodefesa para leituristas em empresa de energia

Os leituristas que prestam serviço para a Energisa enfrentam algumas adversidades, como o ataque de cães nas residências. Além de prover o uso de equipamento de proteção individual (EPI), para garantir a segurança desses profissionais, a empresa fez uma parceria com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), por meio da Divisão de Operações com Cães (DOC) da Polícia Penal, destinada a promover um treinamento com os leituristas, nesta segunda-feira, 31, em Rio Branco.

Treinamento realizado por DOC teve como objetivo a proteção contra ataque de cães. Foto: Isabelle Nascimento/Iapen

Habituados a conduzir os cães da DOC, que são treinados e utilizados em operações do sistema prisional, policiais especialistas em cinotecnia, área da zootecnia que estuda o manejo com cães, conhecem os comportamentos e sinais de agressividade que os caninos podem apresentar. Com essa expertise, conduziram uma palestra teórica, aliada a uma dinâmica prática, mostrando os sinais que os cães dão quando vão atacar e como sair dessas situações, minimizando assim, os riscos aos leituristas.

Uma das participantes foi a leiturista Aline Kremer, que conta que já foi atacada por um cachorro durante as suas atividades: “Tanto para mim, que tive essa situação, como para os meus colegas, essa proteção é muito importante”.

Iapen e Energisa fazem parceria para treinamento contra ataque de cães para prestadores de serviço da empresa. Foto: Zayra Amorim/Iapen

O chefe da DOC, James dos Santos, explica que o treinamento repassado pode ajudar a evitar ocorrências ou até minimizar os danos causados em um ataque: “A gente está passando aqui uma forma de se defender, caso haja um ataque de cão. Acontecendo o ataque, essas seriam medidas a serem adotadas, para que se minimizem o risco e o impacto dessa mordida”.

Supervisor da Energisa, Flavio Menezes agradeceu a parceria com Iapen, que vai ajudar prestadores do serviço de leitura a se proteger de ataques de cães. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Participaram da atividade, leituristas de Rio Branco, Senador Guiomard, Plácido de Castro, Vila Campinas, Acrelândia, Bujari, Sena Madureira, Manoel Urbano e Porto Acre. O supervisor da Energisa, Flavio Menezes, agradeceu a parceria com Iapen: “Sabemos que isso vai ter um valor inestimável na preservação da vida desses colaboradores e no trato deles com os animais e com o cliente, para que possam trazer o melhor resultado e voltar para casa seguros”.

The post Policiais especialistas em cães ministram treinamento de autodefesa para leituristas em empresa de energia appeared first on Noticias do Acre.

Autor

Paiva Fernando
Editor chefe de vários jornais online O jornalista mais lido na Blasting News Mais de 150 milhões de leitores