O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde e em consonância com as diretrizes do Ministério da Saúde, anuncia a incorporação da vacina contra influenza ao Calendário Básico de Vacinação. A medida abrange crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos e gestantes, com esquema de 1 reforço anual.
Além dos grupos prioritários, a vacinação para grupos especiais será realizada por meio de Estratégia Especial, a partir do 2º semestre de cada ano. Esses grupos incluem pessoas com comorbidades (como hipertensão, diabetes, obesidade e doenças crônicas do coração, fígado, rins e pulmões), pacientes imunossuprimidos (em tratamento de câncer, HIV positivo, portadores do vírus da hepatite, entre outros), povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores, população privada de liberdade e pessoas em situação de rua.
Segundo Renata Quiles, coordenadora do Plano de Imunização do Acre, entre os benefícios dessa atualização, destaca-se a redução de complicações associadas à doença, a diminuição da sobrecarga nos serviços de saúde e a melhoria da qualidade de vida dos grupos vulneráveis, contribuindo para a prevenção de internações e demais agravos à saúde.
“A inclusão da vacina contra influenza no calendário básico é um pilar fundamental para a redução de doenças respiratórias e representa um avanço significativo na prevenção, garantindo cobertura vacinal contínua e protegendo nossos grupos prioritários de forma eficaz”, ressaltou.
Para que serve:
A gripe é uma infecção respiratória que atinge as vias aéreas superiores e inferiores, incluindo os pulmões em certos casos. Nas versões leves, pode causar febre, dores no corpo, coriza, congestão nasal e fadiga. Porém, pessoas com o organismo fragilizado, geralmente crianças, idosos e gestantes, podem sofrer sintomas mais fortes e difíceis de tratar.
A vacina serve para ensinar ao sistema imunológico como combater cada cepa em particular. Utilizando versões inativas do vírus, estimula o desenvolvimento de anticorpos e células de defesa mais eficientes. Assim, é possível eliminar o patógeno prontamente, evitando infecções severas, complicações ou quadros sintomáticos como um todo.
Onde a vacina da influenza é oferecida?
A vacina oferecida pelo SUS é do tipo trivalente com produção 100% executada pelo Instituto Brasileiro Butantan. O imunizante é oferecido no Acre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), espalhadas entre os municípios e em Rio Branco, também no Centro de Referências para Imunobiológicos Especiais (Crie). Para ter acesso, basta apresentar a carteira de vacinação do usuário e um documento de identificação.
Visualizações: 6