Violões fabricados por pessoas privadas de liberdade estão expostos no estande do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), durante as seis noites da Expoacre Juruá. Os detentos que produziram os instrumentos, fazem parte de um projeto de ressocialização que ensina o ofício, na fábrica de instrumentos musicais Sons da Liberdade, em Rio Branco, a primeira do sistema prisional de todo o país.
João Victor Monteiro é músico e se disse encantado com os violões fabricados pelos detentos. “Eu toco violão e achei esse projeto muito interessante, os presos aprenderem a criar esses instrumentos. Acredito que quando eles saírem podem seguir com esse talento maravilhoso, porque cada detalhe de cada instrumento é crucial para sair um bom som”.
Na primeira noite da exposição, o governador Gladson Camelí, esteve no local e pode ver de perto os instrumentos musicais produzidos pelos apenados, e elogiou o trabalho de ressocialização feito pelo Iapen.
O policial penal e luthier, Jardel Costa, que é responsável pelo projeto explica que esse é o segundo ano que os instrumentos musicais estão sendo expostos na Expoacre do Juruá: “Hoje eu ensino os apenados a profissão de luthier. Estamos no segundo ano, expondo os violões. Eu convido todos do Juruá, para conhecer os instrumentos feitos pelos detentos”.
O projeto é financiado pelas penas pecuniárias do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e os instrumentos estão à venda para quem quiser adquirir, durante a exposição. O valor arrecadado será utilizado para manter o projeto funcionando.
The post Violões feitos por detentos são expostos no estande do Iapen na Expoacre Juruá appeared first on Noticias do Acre.