ENTRETENIMENTO

Secretaria de Saúde realiza ação de combate à dengue no Jardim Maravilha – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, nesta terça-feira (28/11), uma ação de prevenção das arboviroses (dengue, zika e chikungunya) no bairro Jardim Maravilha, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. O objetivo é combater a incidência de dengue na região e conscientizar a população sobre o cuidado com recipientes que possam servir de criadouros de mosquitos. agentes de Vigilância em Saúde e profissionais da SMS irão inspecionar domicílios no território, buscando e eliminando possíveis focos do Aedes aegypti, de forma a mobilizar os moradores com medidas de orientação e promoção da saúde.

A concentração será às 9h, ao lado da Clínica da Família José de Paula Lopes Pontes (Rua Jaburu, s/nº, Guaratiba), seguida de caminhada promovida pelo programa Academia Carioca. Além das atividades contra o mosquito transmissor das arboviroses, a SMS ofertará no trajeto vacinação com todos os imunizantes dos calendários adulto e infantil, incluindo testagens nos serviços itinerantes Vacina, Rio e Van Bora. No total, 150 profissionais estarão envolvidos.

Ação vai Incentivar o reaproveitamento de pneus, um dos mais comuns criadouros do Aedes aegypti

Durante o percurso, a SMS ainda divulgará e incentivará junto à população o reaproveitamento de pneus, um dos mais comuns criadouros do mosquito transmissor da dengue, e sua transformação em diversos objetos reutilizáveis, como móveis e brinquedos. Já os promotores da saúde realizarão atividades lúdicas, incluindo maquetes e fantoches, voltadas para educação e conscientização a respeito do combate às arboviroses. A Secretaria Municipal de Educação também participará das ações, levando alunos de cinco unidades da rede para exibirem trabalhos escolares, distribuírem panfletos e fazerem apresentações de dança.

– Essas atividades educativas e de mobilização social têm objetivo sobretudo de orientar a população sobre as medidas para a prevenção de arboviroses urbanas e despertar a responsabilidade sanitária individual e coletiva. Isso é importante porque os principais reservatórios e criadouros ainda são encontrados nos domicílios. É preciso que a população esteja atenta aos recipientes com água acumulada e consiga tirar pelo menos 10 minutos da sua semana para eliminar esses possíveis criadouros do mosquito – disse a superintendente de Vigilância em Saúde, Gislani Mateus.

Este ano já foram visitados 9.741.738 imóveis para prevenção e controle do mosquito transmissor da dengue

A Secretaria Municipal de Saúde realiza permanentemente o monitoramento de possíveis focos de dengue na cidade e a incidência da doença, mantendo um plano de contingência ativo durante todo o ano, com reforço nos meses de Verão, dentro da programação do Plano Verão. Este ano, até o dia 18 de novembro, foram visitados 9.741.738 imóveis para prevenção e controle do Aedes aegypti; e 1.934.646 recipientes que poderiam servir de criadouros de mosquitos foram tratados ou eliminados. Quando necessário, a população pode fazer pedidos de vistoria ou denunciar possíveis focos do mosquito pela Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.

A intensificação e a qualificação dos processos de atenção e vigilância da dengue resultam em maior detecção de casos e aumento do registro de notificações. Em caso de sintomas, a pessoa deve buscar atendimento em sua clínica da família de referência para diagnóstico e cuidados necessários.

Categoria:

  • 27 de novembro de 2023
  • Marcações: aedes aegypti chikungunya Combate às arboviroses dengue Jardim Maravilha saúde zika

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *