Ícone do site SENA 24 HORAS

Trabalho integrado das forças de segurança reduz criminalidade no Acre

Os índices de criminalidade no Acre apresentam reduções expressivas nos primeiros dias de 2026, reforçando a melhoria da sensação de segurança da população. O levantamento da Diretoria do Observatório da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), divulgado nesta quarta-feira, 11, compara os períodos correspondentes ao período de 1º de janeiro a 10 de fevereiro de 2025 e 2026 e aponta queda significativa nos registros de Mortes Violentas Intencionais (MVIs), tanto na capital quanto no cenário estadual.

Trabalho integrado das forças de segurança reduz criminalidade no Acre e em Rio Branco. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

De acordo com os dados consolidados, Rio Branco registrou queda de 36,36% nas MVIs, passando de 11 ocorrências em 2025 para 7 em 2026, no período analisado. O índice da taxa por 100 mil habitantes na capital também apresentou redução expressiva, saindo de 2,83 para 1,80, o que representa uma diminuição de 36,44%.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, destaca a importância da atuação conjunta das forças de segurança para o alcance desses resultados, afirmando que a articulação entre o Sistema Integrado de Segurança Pública tem sido fundamental para o fortalecimento das ações de combate ao crime.

Rio Branco registrou queda de 36,36% nas MVIs, de acordo com os dados consolidados. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

“Esses números demonstram que estamos no caminho certo. O trabalho integrado das forças de segurança, aliado ao planejamento estratégico e às ações preventivas e repressivas, é fundamental para garantir mais tranquilidade à população. Nosso compromisso é seguir fortalecendo essas ações para melhorar cada vez mais os índices e assegurar mais segurança aos acreanos”, afirmou.

Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, destaca a importância da atuação conjunta das forças de segurança para o alcance desses resultados. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

No âmbito estadual, os números também apresentam um cenário positivo. O Acre contabilizou redução no total de 33% nas ocorrências registradas no mês de janeiro, segundo o relatório. A taxa estadual de MVI por 100 mil habitantes também apresentou diminuição, reforçando a tendência de redução da violência letal no estado.

No âmbito estadual, os números também apresentam um cenário positivo. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Para o secretário de Segurança Pública, os resultados refletem diretamente o trabalho integrado de todas as forças de segurança, que atuam de forma coordenada por meio de operações estratégicas, de fiscalizações contínuas, de ações preventivas e repressivas, tanto na capital quanto no interior do estado. “O monitoramento permanente dos indicadores criminais, realizado pelo Observatório, é uma ferramenta essencial para orientar políticas públicas e aprimorar as estratégias de segurança, sempre com o objetivo de preservar vidas e aumentar a sensação de segurança em todo o estado do Acre”, declarou o titular da pasta.

Autor

Sair da versão mobile