Ícone do site SENA 24 HORAS

Inscrições para o Programa Jovem Senador estão abertas até 17 de abril

Estão abertas até 17 de abril as inscrições para o concurso de redação do Programa Jovem Senador 2026. A iniciativa, que está em sua 14ª edição, selecionará 27 estudantes da rede pública de ensino médio, um de cada estado e do Distrito Federal, para uma imersão de cinco dias, em agosto, na rotina do Senado Federal, em Brasília (DF).

Estudantes da rede pública podem participar do concurso de redação do Programa Jovem Senador 2026 até 17 de abril. Foto: cedida

Os textos devem abordar o tema “Democracia nas Redes Sociais: como construir um debate saudável”, conforme o regulamento do certame.

Durante a semana na capital federal, os participantes conhecerão o funcionamento do Senado, simularão atividades parlamentares como representantes de seus estados e poderão apresentar sugestões que, eventualmente, transformem-se em projetos de lei. Todas as despesas dos alunos selecionados e de seus professores orientadores serão pagas pelo Senado.

Além da oportunidade de participar da vivência, os vencedores e seus professores orientadores receberão um notebook como prêmio.

Programa Jovem Senador seleciona alunos da rede pública para vivência legislativa no Senado Federal, em Brasília. Foto: cedida

Quem pode participar e como se inscrever

Podem concorrer estudantes com no máximo 19 anos completos até 31 de dezembro de 2026 e disponibilidade total para a Semana de Vivência Legislativa, que transcorrerá de 17 a 21 de agosto de 2026.

As redações devem ser redigidas pelos próprios alunos, em ambiente escolar e sob supervisão de um professor orientador, até 17 de abril de 2026. Cada escola seleciona um texto para representá-la e o encaminha à Secretaria de Educação do Estado até o fim de abril.

O material necessário, ficha de inscrição, folha de redação e guia orientador, está disponível no site oficial: www.senado.leg.br/jovemsenador.

As secretarias estaduais de Educação terão até 29 de maio para escolher os três melhores trabalhos de cada unidade federativa. O Senado Federal definirá o vencedor de cada estado a partir dessa pré-seleção.

Considerado o maior concurso de redação escolar do país, o programa já envolveu cerca de dois milhões de alunos ao longo de sua história. Em 2025, participaram aproximadamente 170 mil estudantes.

Autor

Sair da versão mobile