Com colaboração de Ângela Rodrigues
Com foco no alinhamento das atividades previstas da governança do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa) para 2026, o governo do Acre, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), realizou nesta terça-feira, 10, a 1ª Reunião Extraordinária da Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento (Ceva), da Câmara Temática Indígena (CTI) e de Mulheres (CTM).
O encontro ocorreu das 10h às 12h, em formato virtual, com transmissão pela plataforma Google Meet, reunindo representantes das instâncias de governança, além de gestores e técnicos do IMC e do Programa REM Acre Fase II.
No encontro, os membros debateram as ações prioritárias para 2026 e trataram de questões orçamentárias relacionadas à execução do cronograma de reuniões para o primeiro semestre. Também foram apresentados informes institucionais, como a mudança de sede do IMC, prevista para março, além de atualizações sobre o padrão internacional de excelência ART TREES e os próximos desdobramentos.
A reunião integra um processo contínuo de planejamento coletivo da governança do Sisa, iniciado ainda em 2025. No fim do ano passado, membros da Ceva, CTI e CTM participaram de grupos de trabalho voltados à avaliação das ações desenvolvidas ao longo do ano e à construção de propostas para o ciclo seguinte, consolidando agenda construída de forma participativa.
O espaço foi aberto para que os representantes das câmaras temáticas pudessem expressar dúvidas, compartilhar preocupações e contribuir com recomendações sobre o papel das instâncias de governança na formulação e acompanhamento das políticas do Sistema.
A presidente do IMC, Jaksilande Araújo, destacou a importância do alinhamento entre as instâncias de governança neste início de ano.
“É fundamental que iniciemos o ano com clareza sobre nossas prioridades, cronograma e responsabilidades. O diálogo com membros da governança do Sisa garante transparência, participação social e maior efetividade nas ações do Sistema”, afirmou.
Saiba mais
Criado em 2010, o Sisa completou 15 anos de implementação e é reconhecido como uma experiência pioneira de política pública voltada à valorização dos serviços ambientais. Umas das fortalezas do Sisa são as instâncias de governança, a exemplo da Ceva e das câmaras temáticas consideradas modelo de governança participativa.
Em janeiro de 2026, o Acre também avançou na obtenção do padrão internacional de excelência ambiental, o ART TREES, após a submissão e a aprovação de documentos técnicos para validação e verificação, reforçando o processo de consolidação institucional e o alinhamento às exigências internacionais de integridade ambiental para geração de créditos de carbono de alta integridade, em consonância com as diretrizes internacionais da United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCC).


