Ícone do site SENA 24 HORAS

Estado capacita servidores do Sine para aprimorar atendimento humanizado à população

A fim de assegurar melhorias constantes no serviço público e aprimorar o atendimento humanizado à população, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), promoveu uma capacitação com servidores do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Acre. Com o tema “Atendimento de Excelência do Sine”, a atividade trabalhou várias iniciativas que ajudarão a elevar a qualidade do acolhimento aos cidadãos em busca de trabalho.

O Sine executa trabalhos como intermediação de mão de obra, cadastro de profissionais, encaminhamentos para vagas de emprego, orientação profissional, acesso ao Seguro-Desemprego, cursos de qualificação e apoio ao empregador. O serviço realiza a ponte entre empresas e pessoas com a promoção de oportunidades para a geração de renda no estado. Diariamente, centenas de atendimentos realizados garantem efetividade às políticas de emprego.

A formação foi aplicada na terça-feira, 10, com abordagem sobre técnicas de escuta ativa, postura profissional, avaliação de perfil e padronização do fluxo de atendimento. O trabalho, que contou com a presença de cerca de 20 profissionais da capital, integra políticas públicas voltadas ao bem-estar social. A ministrante Sueinny Pettry, psicóloga e especialista em Gestão de Pessoas, observou que a ação fortalece ainda mais a equipe que atua em contato diário com várias pessoas.

Formação trabalhou técnicas de escuta ativa, postura profissional, avaliação de perfil e padronização do fluxo de atendimento. Foto: Emely Azevedo/Seict

“É uma honra poder contribuir com quem já realiza um trabalho tão essencial como o feito pela equipe do Sine. Nosso principal objetivo foi qualificar ainda mais esse atendimento, escutar os principais desafios do dia a dia e orientar os profissionais com o que a Psicologia preconiza como atendimento de excelência”, afirmou Sueinny. A capacitação também incluiu algumas atividades práticas de vivência para estimular a empatia dos profissionais no relacionamento com o público.

Maria Rosinete Freires, atendente do Sine, pontuou que o momento foi de muito aprendizado e crescimento. “Aprendi muito sobre como acolher o trabalhador com respeito, carinho e atenção, além da resolução de dúvidas. A gente aprende com eles todos os dias, e esse conhecimento fortalece ainda mais nosso atendimento. Esse contato que temos com as pessoas exige preparo e sensibilidade. Essa formação amplia a nossa segurança para ajudar com mais eficiência”, declarou.

Coordenadora do Sine no Acre Jaqueline Castro ressaltou que o aprimoramento impacta em toda a cadeia envolvida. “Foi muito gratificante para trocar novas ideias e melhorar o que já fazemos. Quem ganha é o trabalhador, que é a razão do Sine existir, e também o empregador, que recebe um serviço mais qualificado. Partilhar do dia a dia do nosso trabalho e adquirir novos conhecimentos com uma especialista nos ajudará muito em aumentar a qualidade dos serviços”.

Formação foi realizada na sede da Seict em Rio Branco. Foto: Emely Azevedo/Seict

Assurbanípal Mesquita, titular da Seict, reforçou que investir em qualificação dos servidores é fazer com que o Estado esteja mais próximo da população. “Queremos garantir um serviço mais eficiente e humano. O atendimento é a porta de entrada das políticas públicas e precisa ser realizado com excelência. A proposta é consolidar uma cultura institucional de profissionalismo, empatia e resultados. Esse é o compromisso do governo com nossos servidores e cidadãos”, frisou.

Autor

Sair da versão mobile