Sena Madureira

Escola Boa União Ensino Jovem realiza encerramento de projeto de educação fiscal

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), em parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), realizou na escola Boa União Ensino Jovem, localizada no bairro de mesmo nome, região da Baixada da Sobral, o encerramento do projeto de educação fiscal.

O evento contou com palestras de técnicos que fazem parte da escola fazendária da Sefaz e também da servidora da Receita Federal do Brasil, Marta Furtado. O projeto trata-se de uma ação da SEE que é realizada nas escolas.

Alunos da Escola Boa União Ensino Jovem tiveram a oportunidade de aprender sobre educação fiscal. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A gestora da escola, professora Samille Vieira, explica que trata-se de um projeto-piloto de grande eficácia e que impacta diretamente na vida dos estudantes. “Esse projeto tem o objetivo de fazer com que os nossos alunos entendam o que é educação fiscal para que eles possam fiscalizar programas, receitas e o quanto se paga de imposto nos produtos que compramos”, explicou.

“Portanto, trata-se de um projeto que forma cidadãos capazes também de transmitir futuramente o conhecimento e mostrar para os seus filhos, seus netos, seus pais, que não têm esse conhecimento, o quanto pagamos, por exemplo, numa nota de supermercado, numa conta de energia, quais os tributos pagos e quais os gastos que pagamos em excesso”, disse.

Técnicos da escola fazendária realizaram palestra aos estudantes. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O projeto foi desenvolvido, na escola, pelos professores de matemática, entre elas a professora Erilane Santos dos Reis, destacou a importância dos conteúdos na aplicação do próprio projeto. “Como trabalhamos as questões teóricas, pudemos também trabalhar a aplicabilidade, como as porcentagens e a função de primeiro grau”, explicou.

Geovana Paiva: “Bom aprender sobre impostos”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Gabriel é aluno da segunda série do ensino médio, turma que ficou responsável por realizar a culminância do projeto. Para ele, foi uma oportunidade de aprender várias coisas. “Tivemos acesso, por exemplo, ao portal de transparência e conseguimos tirar muitas dúvidas”, disse.

Quem também aprovou o projeto de educação fiscal foi a estudante Geovana  Paiva, também da segunda série. Ela conta que não sabia muito sobre os impostos, mas teve a oportunidade de aprender. “Foi muito importante saber para onde vai parar o nosso dinheiro, por exemplo”, destacou.

The post Escola Boa União Ensino Jovem realiza encerramento de projeto de educação fiscal appeared first on Noticias do Acre.

Autor

Paiva Fernando
Editor chefe de vários jornais online O jornalista mais lido na Blasting News Mais de 150 milhões de leitores