Sena Madureira

Governo do Acre sanciona pacote de leis que fortalecem direitos da mulher

O governo do Acre reafirma seu compromisso com a promoção dos direitos das mulheres. Na publicação desta sexta-feira, 25, do Diário Oficial do Estado (DOE), o governador Gladson Camelí sancionou um pacote com seis novas leis que fortalecem as políticas públicas voltadas às mulheres, ampliando a rede de proteção, garantindo mais equidade de gênero e promovendo o enfrentamento à violência e a valorização feminina em diversas áreas da sociedade.

Governo garante atenção à saúde da mulher. Foto: Odair Leal/Sesacre

De autoria da deputada Antônia Sales, a Lei Nº 4.614, institui a Política de Conscientização e Atenção Integral a Saúde das Mulheres no Climatério e na Menopausa, bem como a semana estadual dedicada ao tema. A política tem por objetivo propor diretrizes para a humanização e a qualidade do atendimento das mulheres nesses períodos, garantindo assistência e amparo à saúde física e mental.

A Lei Nº 4.615 assegura à mulher vítima de violência doméstica, familiar e ocorrências semelhantes, que tenha como resultado a retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus documentos pessoais ou de seus dependentes pelo agressor, prioridade imediata no atendimento para a emissão de novos documentos.

Conforme o art. 1º, é assegurada, nos órgãos estaduais, a prioridade de atendimento para fins de emissão de carteira de identidade, independentemente de marcação prévia.

Empreendedorismo

A Lei Nº 4.619, de autoria do deputado Afonso Fernandes, estabelece a semana da Mulher Empreendedora do Estado do Acre, a ser comemorado anualmente na primeira semana do mês de março, com campanhas para incentivar a valorização e divulgação do empreendedorismo feminino.

Empreendendorismo para mulheres. Foto: Saul Ribeiro

Para a profissionalização das mulheres, a Lei Nº 4.620, estabelece prioridade e preferência de vaga em cursos de qualificação técnica e profissional gratuitos, oferecidos pelo governo do Estado, às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

CNH Social para as mulheres

A institucionalização da CNH Social, especificamente para as mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar, dentro do Programa de Habilitação Social do Estado é instituída pela Lei Nº 4.616. A finalidade é possibilitar, gratuitamente, o acesso à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação, nas categorias A, B e AB.

CNH social para mulheres. Foto: Renato Beiruth/DetranAC

Defesa Pessoal

A Lei Nº 4.621, institui o Programa de defesa pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade social e violência doméstica, a ser implementado pela Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) em parceria com a Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (Seel), com o apoio de entidades da sociedade civil competentes na temática.

The post Governo do Acre sanciona pacote de leis que fortalecem direitos da mulher appeared first on Noticias do Acre.

Autor

Paiva Fernando
Editor chefe de vários jornais online O jornalista mais lido na Blasting News Mais de 150 milhões de leitores