Sena Madureira

Segurança pública leva ação de cidadania e prevenção à escola na zona rural de Rodrigues Alves

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do programa Acre Pela Vida e do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), realizaram nesta sexta-feira, 4, uma ação de cidadania e prevenção na Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental I e II Santa Clara, localizada na zona rural do município de Rodrigues Alves, na região do Juruá.

Segurança pública leva ação de cidadania e prevenção à escola na zona rural de Rodrigues Alves. Foto: Italo Sousa/ Ascom Sejus

O secretário da Sejusp, José Américo Gaia, destacou a importância de iniciativas como essa para a construção de um futuro mais seguro e solidário dizendo que a ação reforça o compromisso da Segurança Pública em atuar de forma integrada na promoção da paz e da justiça social, mesmo nas áreas mais distantes dos grandes centros urbanos. “Essa é uma ação que vai além da segurança ostensiva. Estamos construindo pontes com a sociedade, principalmente com as crianças, que são nosso futuro. Quando levamos conhecimento, respeito e presença da segurança até essas comunidades, estamos plantando as sementes de um Acre mais justo e seguro para todos”, afirmou.

Por meio do programa Acre Pela Vida e do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), realizaram nesta sexta-feira, 4, uma ação de cidadania e prevenção na Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental I e II Santa Clara. Foto: Italo Sousa/ Ascom Sejusp

Programação

Cerca de 85 alunos da unidade escolar foram beneficiados com a ação, que contou com a manhã repleta de atividades educativas, interações com as forças de segurança e conscientização sobre temas fundamentais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. A programação contou com uma palestra educativa focada na prevenção à violência e ao combate ao bullying, trazendo informações claras e acessíveis sobre como identificar situações de risco, buscar ajuda e promover um ambiente escolar seguro e acolhedor. Os alunos demonstraram grande interesse durante as apresentações, participando ativamente com perguntas e comentários.

Cerca de 85 alunos da unidade escolar foram beneficiados com a ação. Foto: Italo Sousa/ Ascom Sejusp

Um dos momentos mais emocionantes foi a roda de conversa conduzida pelo coordenador do (Gefron), Assis dos Santos, que abordou sonhos, perspectivas de futuro e o papel das forças de segurança na sociedade. Em alguns momentos foi possível perceber a admiração de muitos alunos pela atuação policial. “Nosso trabalho não se resume ao patrulhamento nas fronteiras. O Gefron também tem a missão de mostrar para essas crianças que elas podem sonhar grande, que há caminhos seguros e dignos a seguir. A presença do policial aqui é também uma mensagem de esperança”, enfatizou.

Um dos momentos mais emocionantes foi a roda de conversa conduzida pelo coordenador do (Gefron), Assis dos Santos, que abordou sonhos, perspectivas de futuro. Foto: Italo Souza/ Ascom Sejusp

Além das atividades educativas, foram distribuídos panfletos informativos sobre proteção à criança, que também foram enviados às famílias dos estudantes, ampliando o alcance das mensagens de conscientização para além da escola.

A coordenadora do programa Acre Pela Vida, Fátima Paiva, destacou o aspecto social e preventivo da ação. Foto: Italo Sousa/ Ascom Sejusp

A coordenadora do programa Acre Pela Vida, Fátima Paiva, destacou o aspecto social e preventivo da ação. “Nosso foco é a valorização da vida e a prevenção da violência desde a infância. Quando promovemos esses encontros, estamos fortalecendo vínculos, empoderando as crianças e envolvendo as famílias. Prevenir é cuidar, e cuidar é transformar realidades”, afirmou.

Sobre a escola Santa Clara

A escolha da escola Santa Clara para receber a ação teve um motivo especial, pois mesmo enfrentando os desafios típicos de uma instituição de ensino de zona rural, os alunos alcançaram a nota de 5.8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O resultado é fruto do esforço não só do esforço dos alunos, mas também da equipe gestora e dos professores, com destaque especial para a diretora Edmária de Melo Gomes, que recentemente concluiu o tratamento contra um câncer, o que a tornou um símbolo de força e superação para as crianças e toda a comunidade local.

Diretora da escola, Edmária de Melo Gomes, falou da alegria em receber a ação. Foto: Italo Sousa/ Ascom Sejusp

“A educação é algo muito prazeroso  pra mim, eu escolhi essa profissão, eu passei por um momento muito delicado em 2023 quando recebi o diagnostico de câncer de intestino e toda a equipe escolar me ajudou muito, e a vontade de retornar ao trabalho me ajudou a nesse processo difícil. Hoje, estamos aqui com as equipes do Gefron e do Acre pela vida recebendo essa ação que muito nos alegra, temos certeza que a semente esta sendo plantada e que logo colheremos os frutos ”, disse.

The post Segurança pública leva ação de cidadania e prevenção à escola na zona rural de Rodrigues Alves appeared first on Noticias do Acre.

Autor

Paiva Fernando
Editor chefe de vários jornais online O jornalista mais lido na Blasting News Mais de 150 milhões de leitores