NOTÍCIAS

Estado e parceiros reúnem extrativistas para tratar do pagamento do subsídio da borracha

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e o Programa REM Acre, realizou, nesta quarta-feira, 2, uma reunião com produtores extrativistas da Cooperativa Agroextrativista Nova Bonal (Cooperbonal), no município de Senador Guiomard.

O encontro teve como objetivo dialogar com os trabalhadores que receberam o pagamento do subsídio da borracha referente à safra de 2024. Durante a reunião, a equipe também apresentou e esclareceu dúvidas sobre o novo método de pagamento. Ao todo, 76 produtores da região da Borracha foram contemplados com o benefício, que reafirma o compromisso do Estado com o fortalecimento da cadeia produtiva da borracha e a valorização do trabalho dos seringueiros.

Neste ano, uma inovação trouxe mais eficiência ao processo: o subsídio passou a ser depositado diretamente nas contas dos beneficiários no Banco do Brasil, o que garante mais agilidade, transparência e autonomia no recebimento dos recursos.

O chefe da Divisão de Remuneração por Serviços Ambientais (Dirsa) da Seagri, Wally Oliveira, destacou que a mudança representa um avanço importante na execução da política pública.

Ao todo, 76 produtores da região da Borracha foram contemplados. Foto:cedida

“O governo do Estado retornou o pagamento da subvenção de uma forma moderna e eficiente. Hoje, aqui na Cooperbonal, tivemos vários relatos desses produtores que já receberam seu subsídio e já sacaram seu dinheiro, o que consolida o sucesso do novo modelo”, afirmou.

O presidente da Cooperbonal, Raimundo Macedo, também ressaltou o papel do Estado no apoio aos extrativistas.

“Nossa cooperativa abrange quatro municípios, e hoje vemos o resultado da nossa luta e da defesa do produtor. Ter uma secretaria empenhada em nos ajudar é muito gratificante”, disse.

O sentimento de reconhecimento também veio dos beneficiários. Para o extrativista Raimundo Ferreira, o pagamento representa o fim de uma longa espera: “São quase três anos esperando e agora já tenho acesso ao dinheiro. Obrigado por tudo e aos gestores”, comemorou.

A ação integra o conjunto de políticas públicas implementadas pelo governo estadual com foco no desenvolvimento sustentável da produção extrativista, promovendo inclusão social, geração de renda e conservação ambiental nas comunidades rurais acreanas.

The post Estado e parceiros reúnem extrativistas para tratar do pagamento do subsídio da borracha appeared first on Noticias do Acre.

Autor

Paiva Fernando
Editor chefe de vários jornais online O jornalista mais lido na Blasting News Mais de 150 milhões de leitores