NOTÍCIAS

Artesanato é destaque em estande da Sete, trazendo valorização e incentivo aos artesãos locais

Durante a programação da Expoacre Juruá , o estande da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) tem chamado atenção dos visitantes por reunir uma verdadeira vitrine da produção artesanal local, reunindo talentos locais e reforça apoio do Estado à economia criativa. O espaço abriga peças criativas e peculiares feitas por artesãos da regional do Juruá, promovendo a valorização da cultura e fomentando o empreendedorismo em sua totalidade.

No estande da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), o artesanato acreano ganha destaque. Foto: Raylanderson Frota/Secom

Segundo a representante da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo, Risoleta de Queiroz, que coordena o artesanato acreano, a iniciativa integra uma série de ações voltadas para a valorização da economia criativa e o fortalecimento dos pequenos produtores.

“Nosso objetivo é garantir visibilidade a esses talentos que muitas vezes estão fora dos grandes centros comerciais. Foram selecionados quatro artesãos locais para que pudessem expor seus produtos neste espaço, nas categorias: arte em fibra, madeira, cerâmica e indígena, além do espaço para a Associação dos Artesãos do Vale do Juruá [Assajav], dando apoio total ao artesanato acreano”, afirmou.

“Nosso objetivo é garantir visibilidade a esses talentos”, disse Risoleta de Queiroz. Foto: Raylanderson Frota/Secom

Artesãos celebram espaço e incentivo

Para os artesãos selecionados, o espaço representa muito mais do que uma vitrine de vendas. É também uma oportunidade de reconhecimento e troca de experiências. Para o empreendedor Jackson Marubo, artesão na categoria indígena, relata como faz seus produtos para exposição e venda.

“É um trabalho em família. Quando eu não posso, minha esposa também sabe confeccionar nosso material. O trabalho artesanal nos dar a oportunidade de pegarmos um material reciclável e transformá-lo em arte”, contou o artesão.

Jackson Marubo e sua família vivem do artesanato. Foto: Raylanderson Frota/Secom

Representante da Associação dos Artesãos do Vale do Juruá (Assajav), Erlândia da Páscoa ressalta a importância de um espaço específico, destinado aos artesãos menos conhecidos em seus locais de atuação. “É uma chance única de mostrar o trabalho para um público mais amplo. Muitas vezes, o artesão trabalha em casa, em silêncio, e não tem como se divulgar suas peças artesanais, aqui é um lugar propício para isso”, afirmou.

Para Erlândia da Páscoa, o espaço no estande da Sete visa dar visibilidade com maior alcance. Foto: Raylanderson Frota/Secom

O apoio ao artesanato envolve desde a qualificação profissional até a inserção dos produtos em feiras estaduais, nacionais e, em alguns casos, internacionais. A presença deles neste estande é fruto de uma política pública que respeita a diversidade cultural do nosso estado e suas fontes criativas de renda.

Espaço do empreendorismo

Como parte das ações da Sete, mais um espaço tem destaque por sua organização e estrutura: O espaço do empreendedorismo. Nele, empreendedores, previamente selecionados, ganham a oportunidade de disponibilizar vendas de diversos tipos de receitas, desde doces até refeições tradicionais como carne na chapa e galinha picante.

Espaço do empreendedorismo oferece comodidade e diversidade culinária. Foto: Raylanderson Frota/Secom

Vindo diretamente da capital Rio Branco, Emily Santos expõe e vende seus produtos, que prometem trazer mais sabor e doce à vida de quem deles aprecia. Para ela, o espaço é um presente para os pequenos empreendedores: “Achei um lugar muito diferente e especial, que não deixa a desejar em nada, pois, a estrutura e a organização do evento é excelente e nos permite oferecer um bom atendimento e conforto para nossos clientes”, pontuou.

Emily Santos veio de Rio Branco para expor e vender seus produtos. Foto: Raylanderson Frota/Secom

A empreendedora Maria das Graças Ferreira, destaca as vantagens de ter um lugar desse nível para realizar suas vendas: “Eu achei muito bom esse lugar, muito bonito e organizado. Esse espaço que o governo preparou para nós, beneficia a todos”, afirmou.

Maria das Graças Ferreira agradece a oportunidade de ter um lugar para atender seus clientes. Foto: Raylanderson Frota/Secom

Nesse intuito de alavancar o empreendedorismo em todas as suas modalidades, o governo do Acre segue implementando ações que contribuem para o fortalecimento do trabalho empreendedor, mantendo suas atividades durante toda a Expoacre Juruá.

The post Artesanato é destaque em estande da Sete, trazendo valorização e incentivo aos artesãos locais appeared first on Noticias do Acre.

Autor

Paiva Fernando
Editor chefe de vários jornais online O jornalista mais lido na Blasting News Mais de 150 milhões de leitores