NOTÍCIAS

Seminário debate retomada da ZPE do Acre como estratégia de desenvolvimento econômico

O governo do Acre promoveu nesta quinta-feira, 26, o 1º Seminário da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), em Rio Branco. O encontro reuniu empresários, autoridades e instituições ligadas ao comércio exterior para discutir o papel da ZPE como instrumento estratégico de desenvolvimento econômico e de inserção do Acre no mercado internacional.

Presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe), Helson Cavalcante Braga, ministrou a palestra “ZPE do Acre: Instrumento estratégico para viabilizar negócios e promover o desenvolvimento do Estado”. Foto: Alice Leão

Durante o evento, o presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe), Helson Cavalcante Braga, ministrou a palestra “ZPE do Acre: Instrumento estratégico para viabilizar negócios e promover o desenvolvimento do Estado”. Em sua fala, destacou a importância da retomada do projeto acreano, que enfrenta desafios estruturais, mas segue com potencial para alavancar as exportações locais.

“A ideia é exatamente essa: promover uma articulação com o governo e os empresários daqui. A expectativa é que ainda esse ano a gente coloque o trem em cima dos trilhos e comece a funcionar. Basta recompor as instalações e reinstalar os sistemas de controle, que são fundamentais, já que a ZPE é um ambiente aduaneiro e precisa ser rigidamente controlado pela Receita Federal. O ponto positivo é que o processo de alfandegamento ainda está valendo”, afirmou Braga.

Secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Estado, Assurbanípal Mesquita. Foto: Alice Leão

O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Estado, Assurbanípal Mesquita, explicou que a ZPE é um instrumento de atração de investimentos, um incentivo fiscal que garante isenção integral de tributos para as empresas exportadoras.

“O Acre já está nesse cenário de exportações e também nessa conexão com os portos peruanos, como o Porto de Xangai, essa conexão com a Ásia. A ZPE vem agora para complementar todo esse contexto e fortalecer esse programa de integração da rota passando pelo Acre. Então, nesse sentido, o Estado vem retomando as estratégias de retomada da ZPE, estamos trabalhando os investimentos finais para deixar ela apta realmente para o setor empresarial brasileiro à disposição, e também internacional”, destacou o secretário.

De acordo com Mesquita, a ZPE do Acre está legalizada, com 117 lotes de terreno regularizados e prontos para serem concedidos à iniciativa privada, o objetivo é concluir até novembro a instalação do sistema tecnológico de controle alfandegário, o que permitirá a operacionalização plena da zona.

Edberto Gomes, presidente do Conselho Regional de Contabilidade participou do evento. Foto: Alice Leão

Edberto Gomes, presidente do Conselho Regional de Contabilidade participou do evento e falou sobre a importância do tema para melhor orientar os empresários locais.

“É de fundamental importância para toda a nossa sociedade acreana, principalmente para os empresários e, automaticamente, os profissionais de contabilidade, que são esses profissionais que auxiliam os empresários. Então, tudo o que vem a desenvolver o nosso estado, o Conselho de Contabilidade juntamente com os profissionais de contabilidade estão juntos”.

Diretor da empresa de Bebidas Quinarí, Carlos Michel, participou do seminário e compartilhou os avanços da marca no setor de exportações. Foto: Alice Leão

O diretor da empresa de Bebidas Quinarí, Carlos Michel, compartilhou os avanços da marca no setor de exportações e demonstrou interesse em futuras parcerias por meio da ZPE.

“Nós já estamos há um tempo com planos de atuar na exportação. No ano passado fizemos nossa primeira venda internacional para a Bolívia e continuamos buscando novos parceiros. Hoje a expectativa é entender melhor o que a ZPE pode oferecer, já que ela já funcionou no passado, mas não teve continuidade. A gente vem participando de eventos importantes, como a Expocruz, na Bolívia, e a Expoalimentaria, no Peru. Tudo que envolve exportação nos interessa, porque buscamos uma vantagem competitiva e a oportunidade de acessar novos mercados”.

Evento reuniu representantes do governo, setor produtivo e instituições de apoio à exportação; Acre busca reativar zona alfandegada ainda em 2025. Foto: Alice Leão

Sobre as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs)

As ZPEs são áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas à produção de bens a serem exportados, com benefícios fiscais, cambiais e administrativos. São reguladas pelo governo federal e fiscalizadas pela Receita Federal.

Atualmente, o Brasil conta com 25 ZPEs aprovadas, distribuídas em diferentes estados. Porém, destas, apenas 2 ZPEs estão em plena operação, localizadas nos estados do Ceará e Piauí. As demais estão em diferentes estágios de implantação ou reestruturação, com várias passando por processos de modernização, regularização fundiária, instalação de sistemas de controle alfandegário ou atualização de projetos para atender à nova legislação.

Nos últimos anos, o governo federal e a Abrazpe vêm atuando para retomar o programa nacional, com foco na simplificação de regras e na reativação de unidades paralisadas, a exemplo do que está sendo feito no Acre.

The post Seminário debate retomada da ZPE do Acre como estratégia de desenvolvimento econômico appeared first on Noticias do Acre.

Autor

Paiva Fernando
Editor chefe de vários jornais online O jornalista mais lido na Blasting News Mais de 150 milhões de leitores