ENTRETENIMENTO NOTÍCIAS

Município de Xapuri recebe apoio do governo com foco na regularização ambiental durante ação da Justiça Itinerante

O governo do Acre, por meio do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Acre (Sema), leva serviços voltados à regularização ambiental de imóveis rurais e de licenciamento ambiental, de 23 a 26, em mais uma edição da Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal 2025.

O mutirão ocorre das 8h às 18h, no município de Xapuri, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Divina Providência. A ação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e conta com a participação ativa de diversas outras instituições.

Imac leva serviços de licenciamento para a ação. Foto: cedida

A engenheira florestal e assistente da Presidência do Imac Ana Paula Souza ressaltou que a participação do Imac junto à Justiça Itinerante é fundamental para oportunizar à sociedade civil informações necessárias para regularização ambiental de imóveis rurais, de atividades que necessitem de licenciamento ambiental ou dispensadas de licenciamento.

“Estamos com foco nas ações de licenciamento ambiental e também com nossa equipe da Divisão de Educação Ambiental que leva à população das zonas rural e urbana ações de sensibilização quanto ao uso racional de um bem de uso comum, que é o meio ambiente”, disse.

Produtores rurais podem fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). Foto: cedida

O chefe do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), ligado à Sema, Cláudio Cavalcante, falou que participar de um evento como esse, que tem vários serviços integrados, é de grande importância e que quem ganha é a população.

“Tem uma ampla mobilização. Estamos oferecendo serviços ao produtor, de apoio à regularização ambiental, e ele pode buscar ver a questão de alguns documentos, já que está ao lado da sala do Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária]. O produtor consegue em um único lugar ter vários atendimentos. É uma oportunidade importante para alcançar mais produtores rurais, para terem seus imóveis regularizados e suas atividades”, reforçou.

Entre os serviços oferecidos pela Sema estão:

  • Apoio à inscrição e retificação de informações no Cadastro Ambiental Rural (CAR);
  • Abertura de requerimento para análise prioritária do CAR;
  • Assinatura de Termo de Compromisso Ambiental (TCA);
  • Apoio à adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), com foco na regularização de passivos ambientais.

O Imac participa prestando atendimento e orientações técnicas sobre licenciamento ambiental, incluindo:

  • Requisitos e documentação necessária;
  • Procedimentos para autorizações e obtenção de licenças ambientais;
  • Esclarecimentos sobre as etapas do processo de licenciamento.

A atividade representa uma oportunidade concreta para que os produtores rurais regularizem sua situação ambiental, tenham acesso à informação técnica e fortaleçam práticas sustentáveis em suas propriedades.

Equipes da Sema e do Imac participam da ação. Foto: cedida

The post Município de Xapuri recebe apoio do governo com foco na regularização ambiental durante ação da Justiça Itinerante appeared first on Noticias do Acre.

Autor

Paiva Fernando
Editor chefe de vários jornais online O jornalista mais lido na Blasting News Mais de 150 milhões de leitores