Sena Madureira

Estado moderniza sistema tributário ao lançar plataforma online para declaração de ITCMD

A partir do dia 1º de julho, o contribuinte tem mais uma garantia de maior celeridade no processo de recolhimento do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD). Isso porque o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), lançou nessa quarta-feira, 25, o sistema ITCMD On-line (versão 1.0), no auditório da Federação do Comércio (Fecomércio), em Rio Branco.

A ferramenta é totalmente digital para garantir maior agilidade e eficiência, uma vez que desburocratiza a tramitação e reduz para até 10 dias o tempo de espera para a avaliação dos processos que, antes, duravam de 30 a 60 dias.

Ferramenta é totalmente digital para garantir maior agilidade e eficiência. Foto: Samuel Costa/Sefaz

“É uma das diretrizes do governador Gladson Camelí desburocratizar, simplificar e levar mais eficiência dos serviços públicos. Tem sido assim também na Sefaz com a oferta de serviços online”, disse o secretário da Fazenda, Amarísio Freitas.

Além de servidores da Sefaz, o evento contou com a presença de representantes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC), Defensoria Pública, contadores, corretores, cartórios e público em geral.

 

Serviço é disponibilizado pela Secretaria da Fazenda. Foto: Samuel Costa/Sefaz

“O ITCMD é um tributo sobre a transmissão de patrimônio ou por causa mortis ou por causa doações. É cobrado sobre a transmissão de patrimônio e, agora, estamos lançando ele online. É um serviço que a Sefaz está disponibilizando para que o processo de cobrança seja feito totalmente online”, disse o secretário adjunto da Receita, Clóvis Gomes.

Modernização

Com foco na modernização do sistema tributário estadual, o ITCMD Online proporcionará a criação de um banco de dados com informações sobre os valores de bens, o que permite que imóveis semelhantes possam ser avaliados de maneira equivalente. Dessa forma, o levantamento de quanto deve ser pago pelo contribuinte fica mais ágil.

 

Levantamento de quanto deve ser pago pelo contribuinte ficará mais simples e ágil. Foto: Samuel Costa/Sefaz

“Esse portal simplifica o sistema e a prestação desse serviço e é intuitivo para quem deseja fazer essa transmissão de bens, e agiliza o trabalho que, recentemente era no modo papel. É uma modernização. É a Sefaz trazendo tecnologia, modernizando a cobrança de um tributo e prestando um serviço mais simples, ágil e eficaz para o cidadão que necessita desse trabalho”, explica Gomes.

A declaração poderá ser enviada por advogados, defensores públicos, corretores, inventariantes ou representantes de tabelionatos, contadores e contabilistas, entre outros.

Regras de transição da versão 1.0:

Imagem: divulgação/Sefaz

A declaração pode ser enviada por advogados, defensores públicos, corretores, inventariantes ou representantes de tabelionatos, contadores e contabilistas, entre outros.

“A disponibilização dessa ferramenta vai possibilitar à sociedade, inclusive para aquelas pessoas assistidas pela Defensoria Pública ou mais desprovidas de recursos, por exemplo, a pedir, de forma online, a sua isenção para aquele imóvel que, muitas vezes, é o único da família”, disse o auditor fiscal da Receita e Chefe do Departamento do ITCMD/IPVA/Taxas, Eli de Oliveira Bino.

Declaração pode ser enviada por advogados, defensores públicos, corretores, inventariantes ou representantes de tabelionatos, contadores e contabilistas, entre outros. Foto: Samuel Costa/Sefaz

Apesar de o sistema online trazer ainda mais segurança jurídica para o contribuinte, por enquanto, ele vai contemplar apenas a transmissão causa mortis. A doação e demais regimes de casamento estarão disponíveis na versão 2.0, que será disponibilizada até o final deste ano. A ferramenta estará disponível a partir do dia 1º de julho no site sefazonline.ac.gov.br.

The post Estado moderniza sistema tributário ao lançar plataforma online para declaração de ITCMD appeared first on Noticias do Acre.

Autor

Paiva Fernando
Editor chefe de vários jornais online O jornalista mais lido na Blasting News Mais de 150 milhões de leitores