NOTÍCIAS

Estado promove formação ampliada sobre condicionalidades do Bolsa Família em Santa Rosa do Purus

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realizou nesta terça e quarta-feira, 10 e 11, uma capacitação em Santa Rosa do Purus para melhorar a gestão do Programa Bolsa Família e um encontro com a gestão local para fortalecer a Proteção Social do município, que visa garantir que a população mais vulnerável tenha acesso aos seus direitos e benefícios.

Para fortalecer o Programa Bolsa Família, a SEASDH desenvolveu uma metodologia específica para capacitar e oferecer apoio técnico aos municípios. O objetivo é fortalecer a forma como as equipes locais trabalham para gerenciar o Bolsa Família. Para os municípios com mudanças de equipe são capacitados aqueles que tiveram muitas mudanças de servidores na coordenação ou nas equipes do Cadastro Único e do Bolsa Família e também recebem apoio pontual conforme a necessidade.

Nos municípios com poucas mudanças, o estado oferece uma capacitação ampliada sobre o Acompanhamento de Condicionalidades do PBF – Sicon que estabelece exigências como a frequência escolar e o acompanhamento de saúde.

Capacitação foi realizada em Santa Rosa do Purus. Foto: cedida

Flávio Santos, chefe da divisão do Bolsa Família, destaca que essa formação é conduzida por uma equipe integrada da SEASDH, e que o objetivo é munir a equipe municipal com as novas orientações e diretrizes repassadas diretamente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a fim de fortalecer o monitoramento e a gestão das condicionalidades do programa, especialmente nos casos de descumprimento.

“Além disso, a capacitação também visa contribuir para a consolidação do Comitê Intersetorial Municipal, promovendo a articulação entre as três principais políticas públicas envolvidas: Assistência Social, Saúde e Educação, para uma atuação integrada e eficaz em prol dos beneficiários do Bolsa Família no município”.

Andréia Guedes, chefe da Assessoria de Indigenismo e Comunidades Tradicionais, explica que o apoio técnico visa aprimorar a gestão do Cadastro Único, pois são os técnicos municipais que atendem diretamente a população: “O sistema de condicionalidades aproxima a Assistência Social,  a Saúde e a Educação,  para trabalharem juntas , com ações estratégicas para fornecer e assegurar os beneficiários do programa bolsa família, o acesso à escola e aos serviços básicos de saúde”, disse.

Foco nas Comunidades Indígenas de Santa Rosa do Purus

Santa Rosa do Purus, possui uma população indígena significativa, com 63% dos habitantes sendo dos povos Huni Kuí, Madija e Jaminawa. Por isso, servidores da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) estão participando das atividades de capacitação.

Metodologia especifica sobre os programas estaduais foi aplicada no município. Foto: cedida

Nego Kaxinawá, da Funai, destacou a importância dessa formação: “é de fundamental importância, pois nos permite compreender melhor como funcionam as condicionalidades, especialmente no contexto dos povos indígenas, que são usuários desse programa.” Ele também parabenizou a iniciativa e reforçou o compromisso em levar essas informações às comunidades indígenas, esclarecendo dúvidas e garantindo a correta execução do programa.

Implantando a Proteção Social Especial no Município

Além da capacitação, a equipe técnica da SEASDH se reuniu com o prefeito de Santa Rosa do Purus, Tamir Sá, para discutir a urgência de estruturar uma equipe de Proteção Social Especial (PSE) no município.

A reunião contou com a presença de importantes figuras como a secretária municipal de Assistência Social, Maria Meres, e técnicos da SEASDH, incluindo Cristian Souza, Andréia Guedes e Rachel Calid.

Durante o encontro, foram apresentados os desafios enfrentados por famílias e indivíduos em situação de extrema vulnerabilidade, como violência doméstica, abuso sexual, negligência, trabalho infantil, exploração e abandono de idosos e pessoas com deficiência. A equipe estadual apresentou dados que comprovam a necessidade de um serviço especializado para acompanhar essas famílias em risco.

A discussão também abordou a base legal que respalda a obrigação de estados e municípios em oferecer serviços de média e alta complexidade, como a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e a Norma Operacional Básica do SUAS (NOB/SUAS). Foi enfatizado o papel do Plano Decenal da Assistência Social, que prioriza a ampliação da cobertura da PSE em municípios com violações recorrentes.

SEASDH teve agenda com prefeito para destacar importância da Proteção Social Especial. Foto: cedida

Cristian Souza, técnico da SEASDH, ressaltou a importância dessa iniciativa: “A Proteção Social Especial não deve ser vista como um gasto, mas como um investimento na dignidade humana, no fortalecimento dos vínculos familiares e na prevenção de violações de direitos”.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) foi citado como uma unidade pública estratégica para atender essas demandas. Atualmente, Santa Rosa do Purus não possui essa estrutura formalizada, o que dificulta a resposta às situações de alta complexidade social.

O prefeito Tamir Sá demonstrou sensibilidade à pauta e manifestou interesse em avançar com a implantação do serviço, comprometendo-se a contratar um técnico de referência para a PSE. A gestão municipal também se mostrou aberta ao diálogo e à cooperação com o Estado para fortalecer a rede de proteção local. A equipe estadual, por sua vez, se comprometeu a oferecer capacitações e orientações técnicas.

The post Estado promove formação ampliada sobre condicionalidades do Bolsa Família em Santa Rosa do Purus appeared first on Noticias do Acre.

Autor

Paiva Fernando
Editor chefe de vários jornais online O jornalista mais lido na Blasting News Mais de 150 milhões de leitores