Ícone do site SENA 24 HORAS

Polícia Civil promove curso de balística forense para fortalecer investigações de homicídios

Em uma iniciativa inédita e integrada entre o Departamento de Polícia Técnico-Científica e a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a Polícia Civil do Acre (PCAC) realizou nesta quinta-feira, 5, no auditório da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Rio Branco, uma capacitação de nivelamento básico em balística forense.

O treinamento foi voltado para a equipe de Pronto Emprego (que atua em situações que demandam resposta rápida e efetiva) e profissionais da própria DHPP, com o objetivo de fortalecer a articulação entre a investigação policial e a prova científica produzida pela perícia, garantindo maior efetividade na elucidação de crimes e na responsabilização dos autores.

Integrantes da DHPP e da equipe de Pronto Emprego participam de capacitação em balística forense. Foto: Emerson Lima/PCAC

A capacitação abordou temas essenciais, como os procedimentos de coleta de vestígios em locais de crime, os tipos de exames realizados pela perícia balística e a importância da correta atuação dos policiais para preservar os elementos que serão analisados. A ideia é proporcionar uma visão geral sobre a atuação pericial, garantindo mais eficiência e robustez na produção de provas.

De acordo com o diretor do Departamento de Polícia Técnico-Científica, Mário Sandro Martins, a capacitação é parte de um projeto maior da Direção-Geral da Polícia Civil do Acre, liderada pelo delegado-geral Henrique Maciel. “Nossa meta é expandir essas formações para todas as unidades da Polícia Civil, tanto na capital quanto no interior, abrangendo também outras áreas, como genética forense e documentoscopia. Isso permitirá o nivelamento técnico dos policiais em áreas fundamentais da prova pericial”, afirmou.

Equipe acompanha orientações técnicas sobre coleta de vestígios e exames balísticos, ministradas pelo Departamento de Polícia Técnico-Científica. Foto: Emerson Lima/ PCAC

O titular da DHPP, delegado Alcino Ferreira Júnior, destacou a importância estratégica da qualificação para os profissionais que atuam diretamente nos crimes contra a vida. “Essa capacitação representa uma transversalidade entre a investigação policial e a perícia. A Delegacia de Homicídios, que lida com crimes de extrema gravidade, agora tem uma equipe mais preparada para entender e colaborar na construção de provas técnicas mais consistentes”, disse.

The post Polícia Civil promove curso de balística forense para fortalecer investigações de homicídios appeared first on Noticias do Acre.

Autor

Sair da versão mobile