Sena Madureira

No Acre para prospectar negócios, empresários peruanos são recebidos na Assembleia Legislativa e Federação das Indústrias

Em visita ao Acre nesta semana, representantes do Grupo Kala, empresa peruana que pretende expandir negócios no estado, foram recebidos na Assembleia Legislativa (Aleac) e na Federação das Indústrias (Fieac), em Rio Branco.

A legislação vigente, incentivos fiscais e o regramento para instalação de novas indústrias foram alguns dos temas abordados durante as agendas articuladas em ação conjunta da Agência de Negócios do Acre (Anac), Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seitc) e Associação da Zona de Processamento de Exportação (Azpe).

Na Aleac, empresários e parlamentares dialogam sobre de mercados e infraestrutura viária. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Durante o encontro com o presidente da Aleac em exercício, deputado Eduardo Ribeiro, os diretores do Grupo Kala dialogaram a respeito de infraestrutura viária e tiveram oportunidade de saber mais sobre a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e ações em andamento, com foco no fortalecimento da integração comercial Brasil-Peru, por meio do Acre.

Com o objetivo de otimizar a utilização da ZPE, que atualmente conta com 120 hectares de área alfandegada, o Estado solicitou  a redução do espaço de alfândega, a exemplo do que foi feito nos portos do Pecém, no Ceará, e Parnaíba, no Piauí. “ O governo, através da Seict e da ZPE, solicitou da Receita Federal a redução da área alfandegada da ZPE. Com isso, nós conseguiríamos utilizar o parque da ZPE para outros fins, não só para exportação ou importação, e os empresários teriam mais benefícios, com os tributos estaduais, e poderiam internalizar todos os seus produtos provenientes do Peru ou da Ásia ou dos Estados Unidos. A mudança será implementada tão logo sejam concluídas as adequações necessárias”, explicou o diretor de Assuntos Aduaneiros da ZPE, Marco Moraes.

Anaz e ZPE enfatizam medidas em andamento com foco no fortalecimento do comércio exterior no Acre. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Eduardo Ribeiro destacou a iniciativa para o avanço em ações com foco no fortalecimento do comércio exterior no Acre: “Nós temos uma fronteira com vizinhos importantes, como o Peru, a Bolívia, e a gente precisa ver como é que a gente pode incentivar cada vez mais, para que isso possa trazer  desenvolvimento econômico para o estado”.

Na Fieac, em reunião com vice-presidente João Paulo Pereira e representantes de sindicatos da indústria, o grupo peruano apresentou como atua nos segmentos de transporte, metalúrgica, fabricação de equipamentos de segurança.

Na Fieac, grupo peruano detalha como atua em variados segmentos na América do Sul. Foto: Clemerson Ribiero/Anac

O empresário Alejandro Salinas, que também acompanha as agendas do grupo peruano em Rio Branco, enfatizou o potencial de bons negócios com o Grupo Kala e possibilidades de melhorar a importação de produtos dos países vizinhos. “ A intenção é trabalharmos com o Acre como porta de entrada e porta de saída de mercadorias que podem atender a Região Norte e podermos exportar da Região Norte para o lado peruano ou para os portos do Pacífico, incluindo os portos asiáticos. Uma das questões é a proteína. Acreditamos que agora, a partir de agosto, já vamos conseguir trazer produtos de proteína animal, truta salmonada, salmão, para que a gente consiga ter produtos mais frescos, com melhor preço e, obviamente, uma qualidade superior à que a gente está acostumado aqui no Acre”, disse Salinas.

Empresário Alejandro Salinas indica potencial de bons negócios com países vizinhos. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

O vice-presidente da Fieac destacou a importância da união entre os poderes e do trabalho em parceria com foco no fortalecimento do comércio exterior. “Fico muito feliz de ter essa harmonia entre os poderes. Essa reunião é um exemplo disso. A gente foi contatado pela Seict. E é de interesse comum, tanto para o Estado como para a Federação, que tenhamos investidores de outros países aqui. É importantíssimo ter essa harmonia, a gente falar a mesma língua, receber essas pessoas, falando a mesma linguagem e apoiando qualquer tipo de investimento no nosso estado”, disse João Paulo.

Nesta quarta, a agenda dos diretores do Grupo Kala no Acre continua com visita à ZPE, em Rio Branco, com objetivo de avaliar e escolher o local para implantação de uma fábrica de equipamentos de proteção individual (EPIs) no estado.

The post No Acre para prospectar negócios, empresários peruanos são recebidos na Assembleia Legislativa e Federação das Indústrias appeared first on Noticias do Acre.

Autor

Paiva Fernando
Editor chefe de vários jornais online O jornalista mais lido na Blasting News Mais de 150 milhões de leitores