Dando seguimento às programações da Semana do Consumidor, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou uma palestra sobre Direitos do Consumidor para alunos do curso de Direito da Uninorte, em Rio Branco, e sobre Jovens na Relação de Consumo Direto e Deveres, para alunos da Escola Craveiro Costa, em Cruzeiro do Sul.
Cerca de 70 alunos do 1º período do curso de Direito de uma instituição privada na capital puderam aprender mais e tirar dúvidas acerca dos Direitos Básicos do Consumidor, garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) por meio de uma palestra interativa ministrada pelo chefe de fiscalização do Instituto Procon, Jhon Lynneker Rodrigues.
O professor de Direito Constitucional Bernardo Cardoso destacou a relevância da palestra para os alunos.
“Esses assuntos serão fundamentais para o exercício profissional da advocacia e, como futuros servidores públicos, eles terão um conhecimento bem amplo e irão explorar, tirar dúvidas etc”, enfatizou.
A aluna Fernanda Bandeira ressaltou a importância de aprender mais sobre direitos do consumidor e sobre ter a oportunidade de poder tirar dúvidas sobre o tema.
“É enriquecedor pra gente, como estudante de Direito, saber os nossos direitos e até ensinar para os nossos familiares, para os nossos colegas, para os nossos amigos. Todos os dias estamos tendo contato com a indústria, com produtos, com as vendas, com fornecedores, e é importante saber alguns conceitos novos também”, afirmou.
O palestrante John Lynneker Rodrigues falou sobre a importância da parceria entre o Procon e as instituições de ensino para levar o conhecimento sobre os direitos do consumidor para os estudantes, o que faz parte de uma política nacional de educação para o consumo.
“É de suma importância estar difundindo, ampliando e reproduzindo o direito do consumidor para mais pessoas e fazendo com que a harmonização da relação de consumo seja mais ampla e necessária, o que faz com que o consumidor possa desenvolver suas atividades sem qualquer prejuízo. O Procon está à disposição do consumidor para defendê-lo e representá-lo sempre que for possível”, salientou.
Cem alunos da Escola Estadual Craveiro Costa, em Cruzeiro do Sul, também puderam aprender melhor sobre o tema Jovens na Relação de Consumo Direto e Deveres, com uma palestra realizada pelo fiscal do Procon, Roberto Oliveira.
Visualizações: 3