ENTRETENIMENTO

Campanha amplia conscientização e diagnóstico precoce das ISTs

Ariane Caldas


Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realizou entre os dias 30 de novembro e 8 de dezembro diversas ações na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Em nove dias da Campanha Fique Sabendo, foram realizados 3336 testes de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. 

A Campanha faz parte das ações programadas para o mês dezembro vermelho que visa conscientizar a população e chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

As testagens e orientações aconteceram em pontos estratégicos como o Vale Sul shopping em dois finais de semana, nos albergues municipais e em bares e casas noturnas de todas as regiões da cidade. No último domingo (8), a campanha também esteve presente no evento Conexão Juventude, realizado no Centro da Juventude, na região sul.

Tratamento

As pessoas que testaram positivo receberam, logo após o diagnóstico, aconselhamento e orientação das equipes da Secretaria de Saúde.

Todos os casos de HIV positivos são encaminhados ao CRMI (Centro de Referência de Moléstias Infecciosas) para acompanhamento (exames específicos) e tratamento (antirretroviral).

Outras ISTs podem ser cuidadas na própria UBS Resolve do paciente. Os tratamentos são totalmente gratuitos.

Além dos testes rápidos, as equipes da Secretaria de Saúde também realizaram a orientação e distribuição do autoteste para HIV e distribuição de mais de 6 mil preservativos.

A ação foi extremamente importante para ampliar o acesso à testagem rápida em locais estratégicos e reduzir a disseminação dessas infecções, especialmente em grupos mais vulneráveis.

Teste já

Mesmo fora do período da campanha, a população pode procurar qualquer unidade de saúde para a realização dos testes rápidos. 

O programa Teste Já, iniciado em janeiro de 2023, possibilita ao usuário ser acolhido e realizar os testes de HIV, Sífilis, Hepatite C e B, e Beta HCG em todas as UBSs, até mesmo fora de sua área de abrangência.

O objetivo é facilitar o acesso, oportunizar o atendimento nas unidades com o horário estendido e incentivar pela procura do atendimento, uma vez que muitos pacientes procuram tardiamente pelos testes por receio de exposição.

Os testes são rápidos, gratuitos e sigilosos e são recomendados sempre que houver exposição a uma situação de risco, que pode ser uma relação sexual desprotegida, o rompimento do preservativo durante o ato sexual, o compartilhamento de seringas e agulhas, a utilização de objetos perfurocortantes com presença de sangue ou fluidos de outra pessoa, além dos casos de violência sexual.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde