Ícone do site SENA 24 HORAS

Planetário do Rio comemora 54 anos com oficinas, shows e cinema a céu aberto, a partir de sexta-feira – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Aniversário de 54 anos do Planetário do Rio: show, oficinas e cinema a céu aberto de sexta a domingo – Divulgação / Prefeitura do Rio

Os 54 anos do Planetário do Rio serão comemorados em grande estilo nos próximos dias 22, 23 e 24 de novembro. Além de entrega de prêmios, haverá shows, exposições, oficinas e palestras na nave da ciência e da diversão da Gávea. E, no sábado (23/11), as entradas para o Museu do Universo e para as sessões de cúpula são gratuitas.

A festa começa na sexta-feira (dia 22/11), às 18h, com a entrega do Prêmio Planetário, nas categorias “Divulgação Científica”, “Cultura” e “Educação”. Durante a cerimônia, destinada apenas para convidados, serão premiados o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Miranda Viana da Silva, a escritora e professora Sônia Rosa e integrantes das Escolas Municipais Roberto Coelho, campeã do Ideb do município e localizada em Santa Cruz, e Rodrigues Alves, na Barra da Tijuca, considerada a sétima melhor escola pública de Ensino Fundamental (anos finais) do estado do Rio.

No sábado (23/11), as comemorações pelo aniversário do Planetário continuam. E as contribuições dos povos indígenas e da África ao encantamento que o ser humano tem, desde a Antiguidade, pelos temas do universo e do desconhecido serão o grande destaque do dia. A partir das 10h, haverá exibição na cúpula Carl Sagan de vídeo sobre o processo criativo da Exposição Cosmologias e Cosmopolítica Afropindorâmicas. Mas, atenção: para participar, é preciso se inscrever no site planeta.rio ou retirar o ingresso na bilheteria.

A professora Julia Otomorinhori’ô, da etnia Xavante, fará palestra sobre grafismos indígenas, suas superfícies e significados, a partir das 11h. Às 14h30, Ricardo Ybyrîara Ajuricaba Tupinambá falará sobre a cosmologia Tupinambá. Às 16h30, fechando a programação do dia, haverá roda de conversa com Isael Guarani, que abordará aspectos da cultura de sua etnia no auditório do Planetário.

– A presença indígena no Planetário reforça nosso compromisso em dar protagonismo a diferentes grupos sociais. A nossa nave da ciência se destaca por apresentar uma programação diversa e inclusiva, e não apenas em seu aniversário – destacou Everton Gomes, secretário municipal de Trabalho e Renda.

Na programação de sábado, haverá ainda oficina de educação ambiental e interação com animais comandadas pela EcoFuture, das 10h às 11h. À tarde, roda de música e atividades sensoriais com Panos pra Manga, das 15h às 16h. E exposição “Olhe para o Céu”, que apresenta fotografias de paisagens celestes. Na 7ª edição do Tack Festival, com atrações das 10h às 17h, haverá shows de dança, música, cinema a céu aberto e oficinas de arte, atrações circenses, pintura artística e show de palhaços.

– Vamos abrir as comemorações dos 54 anos do Planetário homenageando duas pessoas que deram grandes contribuições à Ciência e à Cultura do nosso país, como o professor Marcelo Miranda e a escritora Sônia Rosa. E aproveito para convidar os cariocas a se juntarem a nós, nos dias 23 e 24, e festejar esta data tão especial – disse Renan Uccelli, presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro.

 

Programação de aniversário vai até domingo 

No domingo (24/11), entram em cartaz no Planetário atividades para pessoas neurodivergentes – uma parceria com o Espaço Criar e Recriar. Das 10h às 12h, haverá visita guiada, sessão de cúpula adaptada (com sons mais baixos e menos luzes), oficina com massinha sensorial, artes e brincadeiras em frente à cúpula Carl Sagan. Mais tarde, das 15h às 16h, será realizado espetáculo de teatro de bonecos com a companhia Papa Vento, no hall da Astronomia, no térreo do Planetário.

O Planetário do Rio fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, na Gávea. No dia 23/11, a entrada para o Museu do Universo será gratuita. Mas, no dia 24/11, apenas PCDs terão direito a entrada gratuita, das 10 às 12h. Os ingressos para o Museu do Universo custam R$ 20 (inteira) e para a Sessão de Cúpula, R$ 40 (inteira).

Marcações: Atividades culturais cinema oficinas e atividades Planetário do Rio show Zona Sul

Sair da versão mobile