ENTRETENIMENTO

Obras de duplicação e pavimentação da Avenida Três de Março atingem 65% do total previsto – Agência de Notícias

 

 

Fotos: Renata Giron

 

As obras de pavimentação e duplicação da Avenida Três de Março, na Zona Leste da cidade, prosseguem em ritmo acelerado e seguindo cronograma pré-estabelecido, com previsão total de entrega até o fim deste ano. Os trabalhos, que contemplam um trecho de seis quilômetros de extensão, entre a Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no bairro Alto da Boa Vista, e a Rua Quirino de Mello, em Aparecidinha, atingiriam 65% do total previsto.

O empreendimento, iniciado em 2023, é financiado pela Corporação Andina de Fomento (CAF), sendo a obra executada pela construtora Casamax, com investimento de aproximadamente R$ 45, 2 milhões e prazo de entrega de 18 meses. A iniciativa integra o programa municipal de mobilidade urbana chamado “Sorocaba Tem Pressa”, que trouxe agilidade às obras em andamento no município e iniciou novos projetos, de modo a conferir mais fluidez ao trânsito em Sorocaba.

A equipe do Centro de Aceleração, Desenvolvimento e Inovação (Cadi), ligado à Secretaria de Administração (Sead) de Sorocaba, está responsável pelo gerenciamento da obra e informa que o ritmo está acima da expectativa, com diferentes frentes de trabalho em atuação simultânea. As intervenções estão planejadas ao longo de três fases/trechos da via e incluem construção de ciclovia, rede de iluminação com tecnologia de LED e sinalização viária.

No primeiro trecho, entre a Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes e a Avenida Francisco Roldão Sanches, as principais intervenções foram cumpridas e, atualmente, o local é preparado para início da sinalização de solo, pinturas da ciclovia e adequação do paisagismo. A rotatória na extremidade desse primeiro trecho está sendo implantada, cabendo à empresa concessionária de energia elétrica a remoção de postes da rede de distribuição.

Ao passo que o segundo trecho, até o viaduto da Rodovia Celso Charuri, é o maior em extensão, porém 90% da pavimentação está concluída. Também ocorre a implantação de travessias sobre córregos, como definições de viário e instalação de iluminação pública. Nos pontos onde já há postes, ocorre a substituição do sistema para comportar lâmpadas de LED.

O trecho final, entre a Rodovia Celso Charuri e a Rua Quirino de Melo, já teve a recuperação do pavimento realizada, o calçamento está em conclusão, assim como as adequações de paisagismo e drenagens, que serão precedidas da implantação de sinalização viária.

 

Mais ações no Alto da Boa Vista

A Administração Municipal está atenta e focada na questão do surgimento de novos empreendimentos na região do Alto da Boa Vista e demais intervenções no trânsito têm sido adotadas, sempre acompanhando estrategicamente o aumento de fluxo de trânsito nos próximos anos.

Entre as medidas adotadas para conferir fluidez ao trânsito, voltadas a facilitar o acesso à região do Alto da Boa Vista, ocorreu a pavimentação asfáltica de trecho da Rua Prof.ª Célia Cangro Marques Mendes, importante via alternativa, ligando a Avenida Três de Março ao Jardim do Paço, na Zona Leste da cidade. A pavimentação de outro trecho dessa via, ligando o Jardim do Paço ao Jardim Iporanga, segue em tratativas com a iniciativa privada, para que a obra seja viabilizada em breve por meio de medida mitigadora.

Em contrapartida, está em fase final a construção de uma segunda interligação entre a Avenida Três de Março e o bairro Jardim do Paço. Os trabalhos estão a cargo da iniciativa privada, uma vez que a obra é decorrente de medida mitigatória, devido a investimentos feitos pela empresa no município.

Ao passo que a implantação de pista de “direita livre” na Rua 28 de Outubro, desde a última quinta-feira (23), permite agilizar o acesso de motoristas à Avenida Carlos Reinaldo Mendes, para quem segue em sentido à Zona Industrial ou à Rodovia José Ermírio de Moraes (Castelinho – SP-075).

Em 2023, no cruzamento entre as avenidas Sadrac de Arruda e Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, a Secretaria de Mobilidade (Semob) também implantou “direita livre”, sem parada de semáforo, para garantir melhor fluidez. Isso, tanto para quem vem da Sadrac Arruda e quer acessar em direção ao Paço Municipal, como quem segue em sentido Centro/Bairro pela Av. Engenheiro Carlos Reinando Mendes e pretende ingressar na Av. Sadrac de Arruda.

Conforme a Semob, na rotatória do Alto da Boa Vista, ainda, está em fase de projeto, a implantação de uma nova faixa de rolamento, para agilizar o acesso entre as avenidas Três de Março e Carlos Reinaldo Mendes, no retorno, sentido à Faculdade de Tecnologia (Fatec).

Diariamente, outras medidas de mobilidade são realizadas nessa região da cidade, por meio de intervenções de agentes de trânsito. O acompanhamento do fluxo de veículos também é feito via sistema de videomonitoramento, pela equipe do Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI), assim como alterações no tempo de semáforos.

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