Com o objetivo de se tornar cada vez mais relevante no cenário nacional e internacional em se tratando de desburocratização do serviço público, a Invest Minas, agência de promoção de investimentos do Governo de Minas Gerais, está na Estônia, país europeu considerado o mais tecnológico do mundo, onde participa da e-Gov Conference 2024. A missão teve início em 19/5 e segue até sexta-feira (24/5), com passagem de um dia também pela Finlândia.
Com cerca de 99% dos serviços públicos realizados de forma digital, a Estônia se tornou polo mundial para soluções do tipo, não só da administração pública, como também de serviços cotidianos.
Por isso, a missão liderada pelo gerente de Relações Institucionais e Assuntos Municipais da Invest Minas, Carlos Romualdo, procura conhecer e se integrar ao avançado ecossistema de inovação estoniano. O intuito é obter conhecimentos e práticas que possam ser implementadas em Minas Gerais para facilitar o ambiente de negócios e atrair startups. Além de Romualdo, a delegação conta com representantes do Sebrae e prefeitos vencedores do prêmio Prefeitura Empreendedora.
“Vamos largar na frente ao estreitar relações com a Estônia, país considerado o Vale do Silício da Europa. Poderemos explorar a tecnologia utilizada pelo governo local, além de identificar novas oportunidades de negócios e parcerias”, afirma o diretor de Gestão e Novos Negócios da Invest Minas, Gustavo Garcia. “Por se tratar do maior evento de governo digital do mundo, também vamos obter novas experiências e fazer um trabalho de networking com especialistas em Governo Digital e Transformação Digital de todo o planeta”, acrescenta.
Agendas
Durante os dias do e-Gov Conference 2024, a delegação da Invest Minas terá ampla agenda com visitas técnicas a startups e hubs de inovação estonianos para observar de perto as práticas e tecnologias empregadas.
Haverá intercâmbio de informações e experiências com a realização de workshops e reuniões com diversos atores locais, entre eles a agência de promoção de investimentos, Invest In Estônia, e o departamento de governo digital e-Estonia.
Também participarão dos eventos Latitude59 (voltado a investimentos em tecnologia) e e-Gov (voltado a digitalização governamental).
A comitiva ainda vai visitar a embaixada brasileira no país para discutir possíveis colaborações e apoios em iniciativas de inovação e tecnologia.
Importância estratégica
Esta missão é crucial para o posicionamento de Minas Gerais e do Brasil como líderes em tecnologia e inovação na América Latina, aprendendo com um dos países mais inovadores do mundo e adaptando essas lições ao contexto regional e nacional.
Com uma população de apenas 1,3 milhão de pessoas, a Estônia destaca-se no cenário global por ter desenvolvido dez unicórnios, incluindo empresas de renome como Skype, Wise, Pipedrive e Bolt.
Este pequeno país báltico viu seu PIB crescer 23 vezes em apenas 28 anos, tornando-se um modelo de transformação digital e crescimento econômico acelerado. A imersão será encerrada na Finlândia.