Proporcionando ainda mais praticidade para a população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de João Pessoa liberou uma nova funcionalidade no aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. A partir de agora é possível solicitar exames de endoscopia e colonoscopia por meio do aplicativo. Estarão sendo disponibilizados cerca de 10 mil exames, que serão realizados nos hospitais municipais Prontovida, Ortotrauma e Santa Isabel, além da rede complementar.
“A partir de um esforço da gestão do prefeito Cícero Lucena, a Secretaria de Saúde está disponibilizando para a população cerca de 10 mil exames de endoscopia e colonoscopia e que poderão ser solicitados de maneira muito fácil e simples pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. Além de ser mais prático para nossos usuários, também desafoga nossa rede, nosso sistema de marcações. É mais cuidado, mais assistência e mais humanidade na saúde de João Pessoa”, destaca o secretário de Saúde da Capital, Luis Ferreira.
Para realizar a solicitação, é preciso ter o aplicativo baixado no celular. Na página inicial do app, o usuário deve clicar no banner do ‘João Pessoa Opera Mais’, onde será direcionado a uma nova página onde poderá solicitar os exames. Para efetuar a solicitação, é preciso preencher todos os dados, selecionar o exame pretendido e anexar a requisição médica. Após isso, o usuário receberá a data da marcação diretamente no aplicativo.
Os exames de colonocospia e endoscopia compõem a lista de procedimentos diagnósticos do programa João Pessoa Opera Mais, que tem como objetivo zerar a fila de procedimentos cirúrgicos e diagnósticos, realizando 8 mil procedimentos ao todo. Desde fevereiro, quando teve início o programa, já foram realizadas 937 cirurgias, das 3 mil estimadas.
“É importante reforçar que essas cirurgias realizadas pelo programa João Pessoa Opera Mais são procedimentos além dos que estão sendo realizados rotineiramente na nossa rede municipal. Eles complementam nossa assistência diminuindo o tempo de espera de pacientes que aguardavam há um tempo”, explica o secretário de Saúde.
Dentro do programa estão sendo realizadas cirurgias gerais, ginecológicas e pediátricas, como colecistectomia, histerectomia, hernioplastia incisional, hernioplastia inguinal, herniorrafias, postectomias, orquidopexias, hidroceles, hipospádias, criptorquidias, cistos, cisto tireoglosso e lipomas.
Aplicativo – O app João Pessoa na Palma da Mão é compatível com smartphones que usam sistema operacional Android e IOS e pode ser baixado nas lojas de aplicativos Google Play ou App Store.
O aplicativo também oferta acesso a diversos outros serviços da Prefeitura de João Pessoa, incluindo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como denúncias na Vigilância Sanitária, solicitação de vacinação domiciliar para acamados, solicitação do Cartão SUS, cadastro no Remédio em Casa, e acompanhar o andamento de uma cirurgia já solicitada ou fazer a solicitação de um novo procedimento.