Iniciando a integração de mais 400 novas escolas estaduais ao Programa Jovem de Futuro, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou, na quinta-feira (18/1), o webinário “A expansão do Jovem de Futuro em 2024 – Escolas incorporadas à estratégia para alinhamento do planejamento e metas para o novo ano letivo”. A ação reuniu gestores escolares, vice-diretores e representantes de grupo gestores das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) da rede estadual.
Com início de implementação em 2019, em parceria com o Instituto Unibanco, o programa Jovem de Futuro passa a abranger todas as 47 SREs da rede estadual de ensino, atendendo a todas as 2.375 escolas que oferecem o ensino médio em 2024. Para engajar os novos participantes, foram apresentadas as premissas da estratégia do programa na rede, o método de Circuito de Gestão Mineiro e o alinhamento de futuros eventos de formação.
O encontro on-line contou com a presença do secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, dos subsecretários Kellen Senra, de Desenvolvimento da Educação Básica, e Gustavo Pedroso, de Articulação Educacional, além dos coordenadores do programa, Bruno Rozenberg, da SEE/MG, e Aline Andrade, do Instituto Unibanco.
O secretário Igor de Alvarenga destacou o caminho consolidado do programa desde o início e ressaltou a necessidade do trabalho focado em metas e objetivos traçados pela SEE. “Esse é um momento de expansão do programa Jovem de Futuro, espero que vocês aproveitem ao máximo o programa porque a experiência de outros gestores já traz bons frutos e bons olhares. O Jovem de Futuro vem para somar e é uma iniciativa que tem 100% do apoio da SEE e também do Instituto Unibanco”, destacou.
Já a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, abordou a importância do Circuito de Gestão Mineiro, o método que subsidia todas as instâncias envolvidas no Jovem de Futuro – SEE, SREs e escolas – a organizarem a rotina de processos.
“Ele implanta a mesma metodologia para todos e permite a análise para olharmos para as metas e resultados que pretendemos alcançar. Ao longo de todo o trabalho do circuito, faremos o monitoramento do plano de ação e conseguiremos repensar, de forma coerente, com todos os envolvidos: professores, especialistas de educação básica, servidores das SRE’s. Dessa forma, conseguimos saber onde podemos melhorar e o que exatamente impede que essas metas sejam alcançadas”, disse.
O papel fundamental do inspetor escolar na implementação do Jovem de Futuro nas escolas e SRE’s foi destacado pelo subsecretário de Articulação Educacional, Gustavo Pedroso. “A gente só vai conseguir enfrentar os desafios de forma alinhada quando entendermos as ferramentas que temos à disposição e entender que o planejamento é importante para que essa gestão consiga nosso principal resultado: manter nossos estudantes acessando nossas escolas e garantindo a aprendizagem”.
Jovem de Futuro
O programa Jovem de Futuro começou a ser implementado na rede estadual de ensino de Minas Gerais em 2019. A iniciativa tem como objetivo orientar os esforços e o foco da gestão escolar e educacional para a geração de resultados, fomentando a visão sistêmica, a integração, a elevação dos padrões de desempenho e rendimento escolar, a redução das desigualdades intra e interescolares e a mitigação dos efeitos da pandemia da COVID-19. Atualmente, todas as 47 SRE’s, abrangendo todas as escolas de ensino médio do estado, fazem parte do Jovem de Futuro.