O programa Prato Feito Carioca chegou nesta quarta-feira (20/12) à mesa de moradores do Terreirão, no Recreio, e de Cosmos. Com a inauguração das duas novas Cozinhas Comunitárias Cariocas na Zona Oeste, a Prefeitura do Rio agora soma 19 unidades do projeto instaladas em diferentes comunidades e bairros.
– Já servimos mais de 2,7 milhões de refeições por meio do programa Prato Feito Carioca e alcançamos a marca de 19 cozinhas espalhadas por toda a cidade. É a Prefeitura do Rio garantindo ao cidadão carioca, nos territórios mais vulneráveis, alimentação de qualidade e dignidade. E também estamos criando emprego e renda, ao trazer nossos programas de empregabilidade para as cozinhas – afirmou o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes, durante a inauguração da cozinha no Terreirão.
As duas novas unidades do programa Prato Feito Carioca servem, cada uma, pelo menos 280 refeições por dia – todas balanceadas e supervisionadas pela equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE). E, a exemplo das outras cozinhas, elas beneficiarão famílias pobres em situação de vulnerabilidade econômica na cidade.
A primeira cozinha inaugurada nesta quarta-feira foi a do Terreirão. Administrada pela SMTE, em parceria com o Instituto Vida e cogestão do Instituto Realizando o Futuro, ela funciona na Avenida Jarbas de Carvalho, 1.580, no Recreio dos Bandeirantes.
– Sabemos que existe a necessidade de oferta de alimentação e acolhimento. A parceria com esses espaços onde as cozinhas estão instaladas proporciona o oferecimento desse serviço tão importante para os moradores da região – ressaltou o subprefeito da Barra, Recreio e Vargens, Raphael Lima.
Operária aposentada e hoje catadora de latinhas, Zeli Sousa da Silva, de 76 anos, foi a primeira beneficiária da cozinha do Terreirão a receber uma refeição das mãos do secretário Everton Gomes.
– Está tudo muito caro. Não tenho dinheiro para comprar arroz e feijão e ainda manter a casa. Meu neto de 17 anos, que mora comigo, está terminando o ensino médio e quer fazer faculdade de Direito – explicou Zeli.
Instalada em um prédio que estava há oito anos desativado, a cozinha comunitária de Cosmos, a exemplo de outras unidades do programa Prato Feito Carioca, contará com os programas Trabalha Rio, de cadastramento de trabalhadores para vagas de emprego em empresas parceiras, e Rio+Cursos, de qualificação de trabalhadores, na Estrada do Campinho, 4.700. A cozinha é uma parceria entre a SMTE e a Via Solidária, e conta com a cogestão do Desenvolvimento de Assistência Múltipla (Desam).
Com a chegada do Prato Feito e do Trabalha Rio a Cosmos, Eliane Moura dos Santos Alves Gama, de 62 anos, espera melhorar a vida de sua família.
– Minha filha Elaine, de 33 anos, está à procura de um emprego. Hoje, ela e meus três netos moram comigo. Espero que aqui ela consiga também encontrar um trabalho – disse a moradora de Santa Margarida, em Cosmos, que nesta quarta-feira garantiu a alimentação de cinco pessoas de sua casa.
Além das novas unidades no Terreirão e em Cosmos, o Rio conta com cozinhas comunitárias na Maré, Realengo, Mangueira, Andaraí, Catumbi, Bento Ribeiro, Tanque, Costa Barros, Anchieta, Acari, Beira Rio, Vila Kennedy, Guaratiba, Campo Grande, Vila Aliança, Nova Sepetiba e Ilha do Governador.
No dia 25, almoço especial e distribuição de brinquedos
O programa Prato Feito Carioca servirá almoço de Natal, no dia 25, nas suas 19 cozinhas comunitárias. E serão distribuídos ainda brinquedos às crianças beneficiárias do projeto, dentro da campanha Prato Feito de Amor.