Equipes de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) receberam, nesta terça-feira (29/8), uniformes oficiais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) para a realização do trabalho em campo de fiscalização ambiental no estado. Os kits incluem camisas, calças, cintos, mochilas, perneiras e cantis para uso individual, que darão mais segurança, conforto e identificação aos servidores.
A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho Melo, observou que os materiais entregues têm grande importância porque são itens de segurança e garantem a identificação dos fiscais em campo. “Quando os fiscais realizarem uma fiscalização ou uma vistoria, eles serão identificados dentro da sua competência”, observa.
O subsecretário de Fiscalização Ambiental da Semad, Alexandre Leal, explicou que os uniformes são uma reivindicação antiga dos servidores, solicitada desde 2014. Os equipamentos transmitem uma imagem forte do Estado em campo, além de ser um Equipamento de Proteção Individual (EPI). “Ele têm também uma finalidade preventiva muito grande, que é o que priorizamos na fiscalização, além de proporcionar aos servidores maior conforto, proteção e uma identidade funcional robusta”, destaca.
A solenidade, realizada no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte, contou com a participação dos diretores regionais de fiscalização da Semad, acompanhados de alguns fiscais da regional, além de servidores da Subsecretaria de Fiscalização. Foram entregues mais de 750 itens entre camisas de manga curta, camisas de manga longa, calças e cintos para atenderem aos servidores que realizam atividades fiscalizatórias em campo. Além dos uniformes, os servidores da fiscalização também receberão perneiras, mochilas e cantis de uso individual para maior segurança e conforto nas atividades de campo. As botas, que também fazem parte do kit, já foram distribuídas no ano passado.
A fiscalização foi a primeira área do Sisema a receber os uniformes. Na sequência, serão entregues os kits das equipes de regularização ambiental, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Identidade
O superintendente de Fiscalização Ambiental da Semad, Gustavo Endrigo, destaca que os uniformes são importantes para consolidar a identidade visual das equipes. “A consolidação da identidade visual de nossos fiscais em campo, seja na atividade repressiva ou preventiva, fortalece também o trabalho de planejamento, estratégia e inteligência desenvolvidos, aumentando o poder dissuasor da fiscalização ambiental”, afirma.
Daniel Sampaio Colen, diretor de fiscalização ambiental da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Leste Mineiro, lembrou que os uniformes são um pleito antigo da fiscalização para dar identidade e maior segurança aos fiscais. Para o diretor de Fiscalização Ambiental da Supram Jequitinhonha, Victor Hugo Alves Soares, o uniforme valoriza o trabalho dos servidores e consegue passar uma imagem melhor para a sociedade. “Os fiscais do Sul, do Norte ou do Jequitinhonha, em todo o estado, serão devidamente identificados como servidores do Sisema”, destaca.