Evento foi realizado no Centro de Referência em Educação (CRE) e destacou, entre outros aspectos, a importância de se valorizar a produção local de alimentos, especialmente com a participação de cooperativas, agricultura familiar e pequenos produtores.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Divisão de Alimentação Escolar, vinculada à Secretaria da Educação (Sedu), realizou, ao longo de segunda-feira (31), a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Sorocaba, que, neste ano, teve como tema em todo País “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”.
No evento, realizado no auditório do Centro de Referência em Educação (CRE), no Jardim Saira, os participantes puderam debater, junto à sociedade civil organizada, acerca das principais políticas públicas municipais relacionadas ao assunto e que serão posteriormente apresentadas durante a conferência estadual sobre o mesmo tema.
Segundo o Regimento Interno publicado, a Conferência teve como objetivos: 1) Propor a interlocução entre autoridades e gestores públicos dos três entes federados com os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados à Política Municipal, Regional, Estadual e Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; 2) Sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes; 3) Assegurar a participação geral e irrestrita da sociedade civil em conjunto com o Poder Público na discussão da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional; 4) Difundir e discutir o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e as suas implicações nas ações de segurança alimentar e nutricional do município; 5) Levantar subsídios para a efetivação de Política Municipal e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.
Durante o evento, as discussões também contemplaram os seguintes eixos: Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional; Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada; e, ainda, democracia e participação social. As ações práticas encaminhadas durante o encontro incluíram a aprovação de documento sobre o tópico central debatido e que terão prosseguimento com as próximas etapas de discussão sobre o assunto, nos âmbitos estadual e nacional.
Participaram da 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Sorocaba a secretária da Educação, Marlene Leite; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Paulo Henrique Marcelo; o secretário Jurídico (SEJ), Douglas Domingos de Moraes; e a vereadora Iara Bernardi. A iniciativa foi aberta com a fala da secretária da Educação, que ressaltou a relevância do evento e da participação de tantos interessados no assunto. “Tenho orgulho em dizer que sou filha de produtores rurais. E me lembro que Sorocaba tem história em produção rural e merenda escolar. No que depender de nós, vamos continuar trabalhando para que essa referência se mantenha e fazer ainda mais”, afirmou.
Na sequência, houve a leitura e aprovação do Regimento Interno, seguidas do painel com as palestras das nutricionistas da Divisão de Alimentação Escolar da Sedu, Laís Mamede e Renata Falcato, que discutiram sobre “As Faces da Insegurança Alimentar”. Houve, também, a palestra Magna da especialista convidada Mara Mello, que abordou o tama “Papel da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável para a Soberania Nacional”.
Em seguida, com as discussões dos três eixos em grupos, foram escolhidas cinco propostas de cada um deles, conforme votação de toda a plenária. As propostas aprovadas serão levadas para a Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontecerá no dia 18 de agosto, na Universidade Anhanguera, em Sorocaba.
Ao final, foram eleitos 15 delegados que representarão a cidade de Sorocaba na Conferência Regional, sendo cinco representantes do Poder Executivo e 10 representantes da sociedade civil, conforme segue: pelo Poder Executivo, Adriana Cesar da Fonseca, Barbara Amanda da Silva Prieto, Elisângela de Souza, Laís Mamede Freire e Renata Gonçalves Falcato Catini. Pela sociedade civil, Lucia Maria de Oliveira, Virginia Fieri, Meire Elen Pereira Rodrigues, Luciane A. de Lara Siqueira Galdino, Juliana G. N. D. Campos, Rosimeire Alves de Souza, Everton Bezerra Oliveira, Caio Rennó José, Thiago Hideo Tomato e Mara Lúcia Ferreira de Melo.
E, no período de 11 a 14 de dezembro, acontecerá a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Brasília (DF), onde Sorocaba estará presente.
Fotos: Nathália Rodrigues / Secom