Cláudio Souza Fundhas
Aos 50 anos, Helenice Nunes Silva, que mora no Monte Castelo, na região central de São José dos Campos, não perde tempo na busca por conhecimentos e novos horizontes profissionais.
Neste mês, ela concluirá o curso técnico em Edificações pelo Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), mantido pela Prefeitura por meio da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza).
Para complementar o aprendizado adquirido nos últimos 18 meses, ela está conciliando os estudos com o curso gratuito de Técnicas para Instalação e Manutenção de Condicionador de Ar, viabilizado por meio do Projeto Carreta do Conhecimento, da Fundação Volkswagen em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
A Escola Móvel foi instalada na sede do Cephas, no bairro Floradas de São José, na região sul da cidade, onde ficará até o mês que vem. O curso, que beneficia 24 munícipes de todas as regiões da cidade e alunos do Cephas, tem duração de 80 horas e é voltado à empregabilidade e ao empreendedorismo.
“Estou gostando muito do curso. Tem tudo a ver com o trabalho que quero desenvolver como técnica em Edificações e me ajudará bastante, principalmente em relação aos cálculos e dimensionamentos de cargas térmicas”, disse Helenice.
“Além disto, sempre tive interesse nesta área, já que meu marido trabalha como mecânico de refrigeração na Urbam [Urbanizadora Municipal S/A]”, completou.
Dedicação. Helenice está conciliando dois cursos. Foto: Adenir Britto/PMSJC
Empreendedorismo
Morador do Novo Horizonte, na região leste, o vendedor autônomo de salgados Alessandro Ferreira de Araújo, de 30 anos, também está empolgado com a perspectiva de uma guinada profissional.
“Fiquei muito feliz de ter sido selecionado para este curso porque é a minha chance de me profissionalizar em uma área que tem crescido muito. Espero mudar de ramo e abrir meu próprio negócio no setor de climatização e refrigeração”.
Novos rumos. Araújo deseja abrir o próprio negócio. Foto: Adenir Britto/PMSJC
Carretas do Conhecimento
As Carretas do Conhecimento da Fundação Volkswagen em parceria com o Senai são escolas móveis que contam com infraestrutura completa, espaços para aulas teóricas e oficinas destinadas a atividades práticas para a realização de cursos voltados à empregabilidade e ao empreendedorismo.
O objetivo é promover a inclusão social de forma qualificada, buscando desenvolver habilidades sociais e competências profissionais por meio da formação profissional e da abordagem de temas transversais relacionados à formação cidadã e desenvolvimento e aprimoramento das competências socioemocionais.
O projeto também está sendo desenvolvido em outras cidades paulistas e dos estados do Rio de Janeiro e do Paraná.
Mercado. Carreta do Conhecimento ajuda a conquistar empregos. Foto: Adenir Britto/PMSJC
Carreta do Conhecimento da Fundação Volks em parceria com Senai e Cephas
MAIS NOTÍCIAS Fundhas