NOTÍCIAS

Defesa Civil monitora trecho da barreira do Castelo Branco que deslizou na noite deste domingo

Alerta de chuvas

Defesa Civil monitora trecho da barreira do Castelo Branco que deslizou na noite deste domingo

16/04/2023 | 20:30 | 128

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec/JP) intensificou o monitoramento na barreira do Castelo Branco, na altura do quilômetro 19, que registrou deslizamento na noite deste domingo (16), em decorrência das fortes chuvas que caíram na Capital. A Polícia Rodoviária Federal (PRF-PB) está no local, fazendo o controle do tráfego, mas não houve danos às residências próximas ou feridos.

Conforme o diretor de Operações da Defesa Civil, Renato Lins, as equipes estão de prontidão e monitorando as áreas de risco após o alerta de acumulado de chuvas intensas, neste domingo (16), emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o alerta, há possibilidade de chuvas na Capital entre 20 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 a 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora (km/h), risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.  O alerta vale até as 10h desta segunda-feira (17).

Ainda na noite deste domingo, a Defesa Civil atendeu ao chamado de uma casa, no bairro da Torre, que foi alagada por águas advindas de uma galeria. Até o momento, uma equipe está no local para resolver a situação.

A Compdec/JP reforça que as pessoas devem evitar o tráfego por trechos de alagamento conhecido, o uso de eletroeletrônicos ao relento e o abrigo sob árvores. Recomenda ainda abandonar imediatamente locais de risco, como barreiras, encostas e margens de rios a qualquer de sinal de anormalidade e informar a Defesa Civil pelo WhatsApp 98831-6885, que funciona 24 horas.

Em alerta – Caso haja necessidade de bloqueio da BR-230, por conta do deslizamento na barreira do Castelo Branco, após ser acionada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF-PB), A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) poderá realizar desvios do fluxo de veículos pela Avenida Pedro II. Um árvore caiu na ladeira da comunidade Tito Silva, e a Semob-JP interditou uma faixa de rolamento.

Urgência de trânsito – Caso a população precise do auxílio de agentes de mobilidade da Semob-JP, as equipes seguem de plantão, entre 6h e 00h, podendo ser acionadas através de mensagens pelo WhatsApp 83 98760-2134.

Operação Inverno – Desde fevereiro deste ano, a Prefeitura de João Pessoa iniciou a ‘Operação Inverno’ e tem feito ações preventivas para reduzir os danos causados pelas chuvas. Entre as atividades realizadas continuamente estão a limpeza de galerias, desassoreamento de rios, além da ação de desobstrução de todos os pontos de alagamento da cidade.

O Plano de Emergência da Prefeitura de João Pessoa conta com oito equipes da Seinfra, quatro equipes da Defesa Civil e três equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam). Além de todo efetivo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) e até 1000 agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Volume de chuvas nas últimas 24 horas (Até 19h deste domingo)

Cuiá: 64 mm

Tambauzinho: 66,6 mm

Manaíra: 80 mm

Cristo: 55,6 mm

Grotão: 45,6 mm

Centro: 74,2 mm

Fonte: Cemaden