Governo do Acre apoia estudantes indígenas com passagens para ingresso na Universidade de Brasília
Posted onAuthorPaiva FernandoComentários desativados em Governo do Acre apoia estudantes indígenas com passagens para ingresso na Universidade de Brasília
Quatro estudantes indígenas da etnia Huni Kuin vão embarcar para Brasília-DF para dar início à sua trajetória acadêmica na Universidade de Brasília (UnB). O deslocamento será viabilizado com o apoio do Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), que forneceu as passagens aéreas aos universitários.
A iniciativa foi reconhecida pela Federação do Povo Huni Kuin do Acre (FEPHAC), que enviou um ofício à SEE expressando agradecimento pelo suporte. No documento, a entidade destacou a importância do apoio para que os estudantes pudessem iniciar os estudos e reforçou que a ação incentiva outros jovens indígenas a seguirem na busca pelo ensino superior.
Comunidade fica localizada na cidade de Santa Rosa, no território indígena Alto Rio Purus. Foto: Diego Gurgel/Secom
O presidente da FEPHAC, Ninawa Inu Huni Kuin, ressalta que a chegada desses estudantes à universidade representa um passo importante para suas trajetórias e para o fortalecimento da educação indígena. “Os quatro jovens Huni Kuin vão receber conhecimentos e ferramentas de grande importância para as comunidades indígenas”, destaca.
O secretário de Estado Educação e Cultura, Aberson Carvalho, afirma que a SEE continuará buscando alternativas para garantir o acesso e a permanência dos estudantes indígenas no ensino superior. “Nosso objetivo é ampliar as oportunidades para todos os jovens do Acre, respeitando suas culturas e garantindo que possam alcançar seus sonhos acadêmicos”, declara.
Entre os jovens universitários que receberam o apoio, Elves Kaxinawa, que foi aprovado em 3º lugar em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, está com a viagem marcada para o segundo semestre, quando as aulas iniciam, conta que a ajuda veio em um bom momento, visto que, atualmente, os aprovados da sua comunidade buscam ajuda financeira para se manter em Brasília. “Ficamos felizes com a sensibilidade da Educação em nos apoiar e vamos nos empenhar ao máximo para trazer retorno ao nosso estado”, diz.
No início de 2025, 14 estudantes indígenas de diversas etnias do Acre foram aprovados no vestibular da UnB. A universidade oferece um processo seletivo específico para candidatos indígenas, visando ampliar o acesso ao ensino superior e garantir maior diversidade acadêmica.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e os municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal Aliança pela Saúde (Cias), inauguraram, na tarde desta terça-feira (19/12), a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) na microrregião de Vespasiano. O serviço vai atender os municípios de Confins, Lagoa Santa, […]
A Prefeitura do Rio vai criar o Parque Terra Prometida, o primeiro temático do município, em Santa Cruz, Zona Oeste, onde atualmente funciona a Cidade das Crianças Leonel Brizola. O equipamento terá 198,5 mil metros quadrados, será o sexto erguido no município desde 2021 e terá por inspiração o Cristianismo. – Esse será um parque […]
Durante os últimos dois anos, Edivânia da Silva, de 43 anos, precisava de duas conduções para levar o filho Lorenzo Miguel da Silva Leite, de 5 anos, para tratamento do transtorno do espectro autista na unidade do Centro de Atenção Psicossocial (Capsi), no bairro da Luz. Moradora de Miguel Couto, hoje ela comemorou a chegada […]