Como Manter o Peso Depois de Emagrecer – 10 Dicas

Phyto Power Caps

Se emagrecer é um desafio, descobrir como manter o peso perdido é uma tarefa mais difícil ainda. Porém com a manutenção de hábitos saudáveis, reeducação alimentar, dedicação e algumas atitudes básicas, é possível não adquirir novamente os quilinhos eliminados durante a dieta.

1. Reeducação alimentar

Um dos pontos principais de uma reeducação alimentar é justamente mudar os hábitos de um indivíduo com o objetivo de tornar sua vida mais saudável, substituindo de uma vez aqueles que fazem mal à saúde por ações que contribuem com o bem-estar e bom funcionamento do organismo.

É por isso que quem deseja emagrecer e aprender como manter o peso ideal precisa investir em uma reeducação alimentar e nunca mais abandoná-la, incorporando os hábitos e a dieta à sua rotina e mantendo-os pelo resto da vida.

Sendo assim, continue a se alimentar de frutas, vegetais, grãos integrais e ingredientes com baixa quantidade de gordura e evite gorduras trans e saturadas e comidas com alto teor de açúcar.

Mantenha uma dieta alimentar com baixa quantidade de calorias. A maioria das pessoas que conseguem manter-se mais magras continuam a comer menos calorias do que costumavam ingerir quando estavam com os quilinhos a mais.

2. Continue a praticar exercícios físicos

Não é raro alguém que começou a praticar algum esporte ou exercício físico por conta da necessidade de emagrecer e acabou se apaixonando por determinada modalidade. Depois que conseguir perder o peso desejado, escolha uma das atividades que mais te encantou e continue a praticá-la. Até porque é bem mais difícil entender como manter o peso perdido se você voltar a uma vida sedentária.

Além disso, de acordo com a American College of Sports Medicine (Faculdade Americana de Medicina Esportiva, tradução livre) praticar pelo menos 250 minutos de exercícios físicos moderados a cada semana ajuda a continuar com o peso ideal. Isso corresponde a somente 50 minutos de atividades diariamente.

American College of Sports MedicineAmerican College of Sports Medicine

Outro instituto estrangeiro, o Centers for Disease Control and Prevention (Centro de Controle e Prevenção de Doenças, em tradução livre) recomenda de 60 até 90 minutos de exercícios físicos moderados por dia durante a maior parte da semana.

Centers for Disease Control and Prevention Centers for Disease Control and Prevention

3. Continue a se pesar

O hábito de não conferir o peso na balança pode dar a falsa sensação de que os quilinhos a mais não voltaram ao corpo. A pessoa pode continuar a se enganar ao fugir do espelho e usar roupas mais largas.

Entretanto, é preciso ter cuidado. É fundamental conferir o peso pelo menos uma vez em cada semana e verificar se tudo continua conforme o planejado. Assim, se houver um aumento, por menor que seja, o indivíduo terá tempo para ficar alerta e tentar correr atrás do prejuízo.

4. Abrace a sua nova rotina

Transformar hábitos prejudiciais à saúde em ações benéficas não é uma tarefa nada fácil, mas depois que ela é alcançada não pode – e não deve – ser deixada de lado.

Certamente, foram os velhos hábitos que contribuíram para o excesso de peso. Então é necessário transformar a nova rotina no “normal” de sua vida e deixar que o passado vire o indesejado da história. Não há como manter o peso voltando a se alimentar mal e sem praticar atividades físicas e ainda corre-se o risco de passar pelo efeito sanfona, que é quando a pessoa engorda novamente logo depois de conseguir emagrecer.

5. Planeje as suas refeições

É uma ótima maneira de não cair na tentação de “comer qualquer bobagem somente para matar a fome”. Faça um cardápio semanal com todas as suas refeições e inclua alimentos com baixo teor de gordura e carboidratos no cardápio.

Pense também no intervalo entre as refeições, em que pode bater a fome, e tenha sempre uma fruta guardada para situações de emergência.

Quando for almoçar na casa de alguém, pergunte, educadamente é claro, sobre o cardápio e se for algo que deve ficar de fora da sua rotina alimentar peça com jeitinho se você pode levar sua própria comida ou preparar um prato que caiba no seu planejamento ali no local mesmo.

6. Faça uma lista de compras

Se antes de finalmente perder os indesejáveis quilinhos a mais era uma tentação passar pelos corredores do supermercado sem comprar uma fritura ou guloseima, depois de ter passado pelo desafio a pessoa já se torna mais experiente e conhece os perigos que as compras no supermercado oferecem.

É por isso que o planejamento da refeição começa já nas compras. Faça uma lista somente com os itens necessários e leve até o estabelecimento. Vale a pena não ir ao local com fome e ter uma companhia que também precise fugir das tentações alimentícias.

7. Tenha um companheiro (a) de emagrecimento

Um casal que resolve emagrecer junto e consegue perder peso certamente fortalece a união e tem um no outro alguém para ajudar. Quando um dos dois tiver com dificuldades de manter o peso e sentir vontade de largar tudo, o outro poderá incentivá-lo mostrando como foi difícil chegar até ali, mas também como os resultados colhidos foram excelentes.

8. Alimente-se bem

O emagrecimento não é sinônimo de deixar de comer, mas sim de aprender a se alimentar da maneira correta. Se a manutenção do peso não estiver dando certo, de maneira alguma pule uma refeição ou fique muito tempo sem comer. Mesmo que isso possa fazer com que alguns quilos sejam perdidos, não fará nada bem à saúde e pode fazer com que você coma o dobro e até o triplo na próxima refeição.

Lembre-se que seu corpo precisa de nutrientes para se manter de pé; se perceber que os quilos extras estão reaparecendo, tente voltar à dieta e continue com a prática de exercícios que uma hora ou outra eles sumirão novamente.

9. Pense positivo

Uma pesquisa realizada pela Penn State University (Universidade Estadual da Pensilvânia) descobriu que as pessoas com atitudes mais positivas obtinham maior sucesso em relação à manutenção do peso perdido.

Penn State UniversityPenn State University

Sendo assim, para fazer parte dessa estatística seja mais otimista e acredite em você mesmo. Olhe-se no espelho e perceba que se você conseguiu perder todo o peso que desejava, também sabe como manter o peso saudável.

10. Não se prive totalmente

Depois de certo tempo de ter conseguido perder o peso e perceber que conseguiu manter a dieta e não voltar à vida sedentária, dê um prêmio a si mesmo e de vez em quando coma um doce ou guloseima que você tanto sente falta.

Mas atenção, é preciso tomar cuidado para que isso não volte a se tornar um hábito, apenas que seja algo passageiro, como um sinal de que você consegue manter o peso ideal sem se privar de suas comidas preferidas e nem perder o controle quando for consumi-las.

Posts Relacionados: Phyto Power Caps composição? O Sucesso do nicho de emagrecimento chega no Brasil: Phyto Power Caps potente emagrecedor que tem colaborado muitos clientes por todo continente europeu a perder perso.

Navigation